Home Notícias Fuvest anuncia concorrência do Vestibular 2018

Fuvest anuncia concorrência do Vestibular 2018

Medicina ocupa as três primeiras posições, tendo Audiovisual e Psicologia na sequência.

Publicado por Lorraine Vilela em 08 de Novembro de 2017 às 14:16 em Notícias

Compartilhe

Medicina ocupa as três primeiras opções da concorrência do Vestibular 2018 da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest). O balanço das inscrições foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 8 de novembro. 

Confira a concorrência completa

Em São Paulo, Medicina registrou 135,7 candidatos pode vaga. O número representa um crescimento em relação ao ano passado, edição que havia contabilizado 63,04 inscritos por oportunidade. 

Novidade na Universidade de São Paulo (USP), o curso de Medicina de Bauru aparece como o segundo mais concorrido. Em seu ano de estreia, a graduação registrou 105,9 vestibulandos por vaga. 

Em Ribeirão Preto, o curso de Medicina conta com 86,5 participantes por vaga, quantidade também superior ao ano passado, quando a concorrência foi de 75,6 por oportunidade. 

O curso superior em Audiovisual aparece em quarto lugar. A graduação tem 65,2 candidatos por vaga, crescimento considerável se comparado à disputa do último vestibular. Na edição passada, foram registrados 39,2 concorrentes por oportunidade oferecida. 

Psicologia fecha as cinco primeiras colocações na concorrência do Vestibular da Fuvest. Esta edição conta com 61,1 candidatos por vaga. No ano passado, houve o registro de 53,45 por oportunidade. 

Em relação ao número total de inscritos, os cursos com maior demanda são Medicina, Direito, Engenharia na Escola Politécnica, Medicina Ribeirão Preto e Arquitetura na FAU. 

A Fuvest registrou 137.581 inscritos que vão concorrer às 8.402 vagas. A partir deste ano, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) não faz mais parte do Vestibular da fundação, passando suas 120 oportunidades para seleção própria. 

Cotas

O Vestibular 2018 da Fuvest é o primeiro que conta efetivamente com oferta de vagas para cotistas de escolas públicas na USP. A reserva de vagas também estará disponível no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Aumento da reserva para cotas até 2020

O aumento das cotas na USP será gradual: 37% de cada unidade já para 2018, enquanto a meta para 2019 é de 40% por curso. Para 2020, a expectativa é que a reserva seja por graduação e turno e suba para 45%, atingido por fim os 50% em 2021. 

Provas

Os locais de prova da primeira etapa serão divulgados em 17 de novembro. Esta etapa do Vestibular será aplicada no dia 26 seguinte. 

As provas da primeira fase contarão com 90 questões objetivas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química, sendo algumas interdisciplinares. 

O resultado da primeira fase e os locais de prova da segunda serão informados em 18 de dezembro. A última etapa será realizada de 7 a 9 de janeiro de 2018:

7 de janeiro: 10 questões discursivas de Português e uma Redação;
8 de janeiro: 16 perguntas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química
9 de janeiro: duas ou três provas específicas aos cursos escolhidos. 

Habilidades Específicas

Os cursos de Artes Visuais e Música (São Paulo e Ribeirão Preto) tiveram suas provas antecipadas de habilidades específicas entre 8 e 13 de outubro. 

Já as provas de habilidades específicas de Artes Cênicas serão aplicadas entre 10 e 12 de janeiro.

Resultado

O resultado do Vestibular 2018 da Fuvest será divulgado m 2 de fevereiro e as matrículas serão realizadas nos dias 5 e 6 do mesmo mês. 

O mês de Fevereiro terá chamadas nos dias 8, 22 e 27. Já em março, a Fuvest fará outras quatro convocações nos dias 2, 8, 15 e 22. 

Mais informações no Manual do Candidato.

VEJA TAMBÉM

1 2