Home Notícias Fim de prazo para inscrições no Vestibular 2017/2018 do IME

Fim de prazo para inscrições no Vestibular 2017/2018 do IME

As provas objetivas, primeira etapa do processo seletivo, deve acontecer no dia 12 de outubro.

Publicado por Rafael Batista em 04 de Agosto de 2017 às 04:00 em Notícias

Compartilhe


Os interessados em participar do Vestibular 2017/2018 do Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado no Rio de Janeiro, devem se inscrever até esta sexta-feira, dia 4 de agosto. O processo de inscrição deve ser feito pela internet, com taxa no valor de R$ 100.

Inscreva-se neste link

Estudantes inscritos no CadÚnico do Governo Federal e dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados em exercício de atividade puderam solicitar isenção de taxa até dia 7 de julho. A lista de beneficiados foi divulgada no dia 20 do mesmo mês e pode ser conferida aqui.

Requisitos

Somente podem fazer o cadastro candidatos brasileiros natos, que tenham no mínimo 16 anos, que estejam em dia com as obrigações militares e que concluíram ou concluirão esse ano o ensino médio.

O processo de admissão ao IME é composto por três etapas: Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).

Carreira Militar: você sabe o que é?

Provas teóricas

A primeira fase do Vestibular, conta com dois tipos de provas: objetiva e discursiva. Segundo o Manual do candidato, as questões devem versar sobre as disciplinas do ensino médio, distribuídas da seguinte forma:

Datas IME 2017/2018

Além do Rio de Janeiro, as provas intelectuais serão aplicadas nas cidades de Vila Velha (ES), São Paulo (SP), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Manaus (AM).

Os locais de provas para a etapa objetiva deve estar disponível em até 15 dias antes das provas. Já a lista de estudantes aptos à etapa discursiva deve sair no dia 17 de outubro, junto com os locais de provas para a referida fase.

IS e EAF

No dia 5 de dezembro, o IME deve liberar a lista de estudantes aprovados no Exame Intelectual. A convocação para a realização do IS e do EAF está prevista para 22 de dezembro e os candidatos deverão se apresentar para a realização dos exames entre os dias 8 e 12 de janeiro de 2018.

Os documentos relativos às matrículas precisam ser entregues até dia 2 de fevereiro e o registro acadêmico formalizado até dia 5 seguinte.

Vagas

No total, são oferecidas 98 oportunidades, sendo 74 para graduação de oficiais da ativa (carreira militar) e 24 para reserva, ou seja, aqueles que não desejam seguir a carreira militar. 

Estas são as especialidades de Engenharias oferecidas para oficiais da ativa: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação. 

Mais informações no Manual do Candidato ou no site do IME.

VEJA TAMBÉM

1 2