Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2017: primeiro dia de provas é neste domingo

Enem 2017: primeiro dia de provas é neste domingo

A correção comentada do primeiro dia de provas será realizada pelo Super Vestibular a partir das 19h, em tempo real e de forma gratuita.

Publicado por Érica Caetano
05/11/2017 00h01 , atualizado em 10/11/2017 10h59
Provas do 1º dia do Enem 2017 começam neste domingo
Provas do 1º dia do Enem 2017 começam neste domingo

Começa neste domingo, 05 de novembro, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A expectativa é que mais de 6,7 milhões de participantes passem pelos testes, que este ano conta com um formato inédito, a aplicação em dois domingos consecutivos, em 12.432 locais de prova, distribuídos em 1.725 cidades brasileiras. 

Serão no total, 8 cadernos de prova diferentes, o que totaliza 14 milhões de prova. São esperadas 700 mil pessoas trabalhando nos dois dias do Enem. O número de salas de aula utilizadas para receber os participantes aguardados é de 182.339. 

Para aplicar o Exame para tantos participantes, e em tantos lugares distintos, também foram reunidos muitos colaboradores. Serão 54 coordenadores estaduais, 1.793 coordenadores municipais, 13.880 coordenadores de locais de prova e outros 22.020 assistentes locais de prova. 

Para atender as necessidades dos participantes que solicitaram recursos de acessibilidade, serão 12.784 aplicadores especializados. 

No próximo domingo, 12 de novembro, segunda data de provas do Enem 2017, os testes acontecem a partir das 13h30 e com duração de 4h, e serão formados por 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza.

Fique atento ao horário!

Hoje, primeiro dia, as provas terão início às 13h30 e seguem até as 19h. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. O prazo de 30 minutos para o início das provas é para que os candidatos encontrem as salas de aula com mais tranquilidade e os monitores e os seguranças identifiquem os participantes. 

Vale ressaltar que é importante estar atento mais do que nunca ao horário das provas devido ao horário de verão, já que o Brasil conta com cinco fusos diferentes. Portanto, é importante chegar ao local de prova com antecedência, a fim de evitar imprevistos, e estar munido do documento de identidade em bom estado de conservação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (tipo bic). Recomenda-se levar o cartão de confirmação impresso para poder localizar as salas com mais facilidade. 

Crédito: MEC

Os inscritos deverão responder neste domingo a 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos e produzir a redação. Os participantes não poderão levar lápis, borracha, livros, anotações, entre outros. Não será permitido usar óculos escuros, bonés, gorros e similares. É possível levar celular, mas ele deve ficar desligado e armazenado no porta objetos que será distribuído pelo fiscal de sala.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante se alimentar adequadamente na data de hoje, tanto antes quanto durante as provas. No Edital do Enem não há especificações quanto ao uso de alimentos nas salas de provas, mas é possível adentrar com barras de cereais, chocolates, frutas e água, desde que em recipiente transparente.

Veja o que levar e não levar para o Enem 2017

Sobre a redação, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou a suspensão do item do Edital do Enem que atribui nota zero à redação que ferir os direitos humanos. A decisão foi tomada no último dia 26. Leia mais sobre clicando aqui!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), protocolou recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), às 16h de sexta-feira, dia 03, em relação ao pedido de Suspensão de Tutela Antecipada contra a decisão do TRF1. O órgão ainda informou que foi intimado na noite da última quarta-feira, dia 1o, da decisão que suspendeu o item do edital.

Segurança 

O Inep capacitou, de forma presencial e/ou a distância, todos os envolvidos na aplicação das provas. Além do olhar humano, os malotes de provas possuem sensores para identificar o momento exato de sua abertura.

Também serão utilizados 67 mil detectores de metal, o equivalente a um aparelho para cada 100 participantes. Foram diversificadas as estratégias de segurança desta edição, com a adoção, inédita, de detectores de ponto eletrônico em todas as unidades da federação.

A prova personalizada é outra novidade, com nome e número de inscrição do participante. Com o novo recurso, o participante não tem a opção de “mentir” sobre a cor da sua prova, uma vez que seu Cartão-Resposta e Folha de Redação, personalizados, estão encartados ao Caderno de Questões. 

Correção comentada

Por mais um ano consecutivo, o Super Vestibular trará a Correção Comentada em parceria com o curso Oficina do Estudante de Campinas-SP. Ela será realizada em tempo real e gratuitamente, podendo ser conferida nesta página, a partir das 19h deste domingo, além do Twitter.

O gabarito do Enem 2017 está previsto de ser liberado no dia 16 de novembro. Já o resultado é aguardado para 19 de janeiro de 2018. 

As notas podem ser utilizadas para ingresso em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou para financiar seu curso no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 

Veja também

Aniversário de 331 anos de Curitiba: saiba mais sobre a capital do Paraná
Cidade, considerada uma das mais belas do Brasil, também é a oitava mais populosa
Unila, no Paraná, abre inscrição para Vestibular 2024 via Enem
Podem participar da seleção estudantes que fizeram provas do Enem 2019 a 2023. Oferta é de 605 vagas.
UFMS publica datas dos Vestibulares 2025
Vestibular tradicional e vestibular seriado (PASSE) serão realizados em dezembro
Fatecs (SP) divulgam datas do Vestibular 2024/2: confira o cronograma
Inscrições para o Vestibular 2024/2 das Fatecs (SP) começam no dia 24 de abril
UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs
URCA abre inscrições do PSU 2024/2
Processo seletivo abre mais de mil vagas para diferentes campi da URCA