Home Notícias Enem 2017: mais de 4 milhões de inscritos têm isenção de taxa de inscrição

Enem 2017: mais de 4 milhões de inscritos têm isenção de taxa de inscrição

Conforme MEC anunciou nesta tarde, exame educacional recebeu 6.135.418 inscrições confirmadas

Publicado por Silvia Tancredi em 30 de Maio de 2017 às 16:02 em Notícias

Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 tem 6.135.418 inscrições confirmadas. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje, 30 de maio. 

Segundo o órgão, mais de 4 milhões de inscritos foram contemplados com isenção de taxa de inscrição. O benefício foi concedido automaticamente a estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas.

Também receberam a gratuidade candidatos de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013. Nesses dois casos, os candidatos tiveram que comprovar carência econômica. 

Contudo, o número de isentos de taxa de inscrição pode aumentar, pois, conforme divulgado pelo MEC no último dia 25, candidatos aos quais foi negada a isenção da taxa de inscrição do Enem 2017 podem recorrer da decisão até o dia 25 de junho.

De acordo com o órgão, para que a situação de cada estudante seja analisada, obrigatoriamente será necessário enviar até as 12h do dia em questão os comprovantes de situação econômica e de escolaridade para o e-mail isencaoenem@inep.gov.br.

O exame 

Este ano, as provas do Enem 2017 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro, e não mais em um final de semana, como acontecia desde a criação do Enem. 

No primeiro dia, os participantes vão produzir uma redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No segundo domingo, será a vez de mais 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza. O resultado do Enem 2017 será divulgado na data provável de 19 de janeiro de 2018.

Por que fazer o Enem 2017?

Com as notas em mãos, os participantes podem participar de programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos. 

Outros detalhes sobre o Enem 2017 podem ser vistos no Edital.

VEJA TAMBÉM

1 2