Home Notícias Inscrições do Enem 2017 já estão abertas

Inscrições do Enem 2017 já estão abertas

Expectativa do MEC é que mais de 7 milhões de candidatos se inscrevam até dia 19

Publicado por Silvia Tancredi em 08 de Maio de 2017 às 08:12 em Notícias

Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) recebe de hoje (8) até 19 de maio as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Os interessados deverão pagar taxa de R$ 82 até o dia 24 de maio. O acréscimo de mais de 20% no valor da taxa gerou reclamação entre os estudantes.

Inscreva-se agora!

Entre as novidades do Enem 2017, destaca-se a aplicação das provas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, em vez de um final de semana. Essa alteração foi decidida em consulta pública.

O formato das provas também mudou, com redação no primeiro dia junto com as provas de Liguagens e Códigos e Ciências Humanas. A prova de Matemática passou para o segundo dia.

Outra mudança é que quem precisar de atendimento especializado ou específico deverá fazer a solicitação no momento da inscrição. 

Isenção de taxa

Assim como nas edições anteriores do exame educacional, estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas da rede pública têm direito à isenção de taxa de inscrição do Enem. Nesse caso, a isenção é condecida automaticamente.

O benefício também será concedido a estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.

Os participantes de baixa renda devem fazer a inscrição do Enem 2017 indicando o Número de Inscrição Social (NIS) ou declarando que as informações prestadas são verdadeiras.

Atendimento especial

A partir desta edição do Enem, estudantes que precisam de atendimento especializado ou específcio deverão sinalizar essa opção no momento da inscrição. Também será necessário apresentar documentação para comprovar a solicitação. 

Quem precisar de atendimento específico também deverá informar a situação no momento da inscrição no Enem 2017. Poderão ser solicitadas, por exemplo, bombinha (para portadores de asma), cadeira de rodas, entre outras.

Estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva vão contar com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras) e vídeos explicativos, como auxílio e orientação nas provas, pela primeira vez, e em caráter experimental.

Para os participantes surdos e cegos, serão oferecidos guia-intérprete, prova ampliada, superampliada, em braille, tradutor-intérprete de libras, leitura labial, ledor, transcritor e sala de fácil acesso. 

Provas

Conforme decidido em consulta pública, a partir desta edição as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos seguidos. Neste ano, os participantes farão testes nos dias 5 e 12 de novembro, das 13h30 às 19h e das 12h30 às 18h, respectivamente, em todos os estados brasileiros. 

Dia Provas
05/11

-Uma redação
-45 questões objetivas de Linguagens e Códigos
-45 questões objetivas de Ciências Humanas

12/11

-45 questões objetivas de Matemática
-45 questões objetivas de Ciências da Natureza

Segundo o MEC, a previsão é que as notas do Enem 2017 sejam liberadas no dia 19 de janeiro de 2018.

Por que fazer o Enem?

As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar em instituições de ensino superior públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Também é possível conseguir bolsas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

O resultado do exame educacional poderá ser utilizado, ainda, para ingressar em instituições de ensino superiores em universidades de Portugal.

Até 2016, o Enem era usado para conseguir a certificação do Ensino Médio. A partir desta edição, que quiser obter o documento deverá fazer as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos. 

VEJA TAMBÉM

1 2