Home Notícias Enem 2017: atendimento pelo nome social pode ser solicitado a partir de hoje

Enem 2017: atendimento pelo nome social pode ser solicitado a partir de hoje

Travestis ou transexuais tem até 4 de junho para fazer a solicitação na Página do Participante.

Publicado por Wanja Borges em 29 de Maio de 2017 às 06:00 em Notícias

Compartilhe

Enem 2017
Enem 2017

Tem início às 10h desta segunda-feira, 29 de maio, o prazo para solicitação de atendimento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O requerimento pode ser feito até às 23h59 no dia 4 de junho, exclusivamente pela internet.

Solicite aqui o atendimento pelo nome social no Enem 2017

Para isso, travestis ou transexuais, que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente em consonância com sua identidade de gênero, devem acessar a Página do Participante com os documentos comprobatórios no formato PDF, PNG ou JPG e tamanho máximo de 2MB. 

São eles:

-Fotografia atual nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;

-Cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto;

-Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponibilizado na Página do Participante.

O resultado das solicitações poderá ser consultado na própria Página do Participante. Em caso de indeferimento, o candidato será informado, pelo e-mail inserido no ato da inscrição, e terá três dias para enviar um novo documento comprobatório. Caso o documento enviado não esteja conforme o solicitado, o participante fará o Exame com o nome civil.

A possibilidade de uso do nome social ocorreu pela primeira vez em 2014, quando foram recebidas 102 solicitações. No ano seguinte, foram registrados 278 pedidos e, no Enem 2016, o número subiu para 842. Na última edição, 408 pessoas tiveram a solicitação atendida.

Enem 2017

Até às 15h do último dia de inscrição, 19 de maio, o Enem 2017 havia contabilizado 6.535.884 inscritos. Os dados consolidados serão divulgados amanhã, 30, mas a expectativa é que o número de participantes não supere a edição do ano passado.

Os candidatos que têm direito à isenção da taxa de inscrição, solicitaram o benefício, mas se equivocaram ao escolher o ato legal que embasa sua situação socioeconômica e, como consequência, tiveram a GRU gerada terão uma nova chance para corrigir a opção (saiba mais).

Para isso, eles deverão encaminhar comprovantes da situação socioeconômica e de escolaridade para o e-mail isencaoenem@inep.gov.br até as 12h do dia 25 de junho com assunto "Recurso Administrativo - Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2017" e nome completo, CPF, número de inscrição do participante, nome completo e CPF da mãe no corpo do e-mail.

As provas desta edição serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos. Já a divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

Estude com o Super Vestibular!

Com as notas em mãos, os participantes podem participar de programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e, ainda, para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.

No Super Vestibular, você encontra as correções comentadas das provas anteriores, avalia seus conhecimentos no simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos.

VEJA TAMBÉM

1 2