Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2016: saiba o que levar e o que não levar para as provas

Enem 2016: saiba o que levar e o que não levar para as provas

Alguns itens são obrigatórios, outros permitidos e vários são proibidos.

Publicado por Rafael Batista
03/11/2016 12h34

O próximo final de semana será de provas para a maioria dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Alguns cuidados precisam ser tomados pelos candidatos, a começar pelo local onde deve realizar a prova, cuja informação consta no cartão de confirmação de inscrição.

O estudante ainda deve verificar se a escola para a qual foi convocado não está ocupada por manifestantes, pois em alguns casos as provas foram transferidas para os dias 3 e 4 de dezembro. Veja a lista de escolas que tiveram a prova do Enem remarcadaMais de 190 mil candidatos não devem realizar as provas no próximo final de semana.

Horário das provas

É importante estar atento ao horário das provas, pois devido ao horário de verão, o Brasil conta com cinco fusos diferentes. Além disso, o fechamento dos portões será 30 minutos antes do início das provas, marcadas para as 13h30, horário de Brasília.

No primeiro dia, os estudantes terão até quatro horas e meia para terminar a prova, enquanto no segundo dia, até cinco horas e meia. Todas estas informações de horários e locais estão no cartão de confirmação de inscrição que, apesar de não ser obrigatório na hora da prova, pode ajudar muito o estudante a se localizar para realizar o exame.

O que levar

Alguns itens são de uso obrigatório na prova do Enem. De acordo com o Edital, os participantes devem se identificar com um documento oficial de identidade com foto. Serão aceitos os seguintes documentos:

- RG;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Passaporte;
- Certificado de Reservista ou de Dispensa;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade.

Entre as novidades desta edição é a identificação biométrica, que será feita durante a realização do exame. A medida visa evitar fraudes no processo de identificação dos candidatos.

Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes do certame. Para estes será realizada um método de identificação exclusiva, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O cartão-resposta e folha de redação deverão ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta. Por isso, o candidato deve portar tal objeto, que precisa ser fabricado em material transparente (imagem abaixo).


Caneta permitida no Enem

Não há especificações quanto ao uso de alimentos nas salas de provas, mas é possível adentrar com barras de cereais, chocolates, frutas e água, desde que esta última esteja em recipiente transparente.

O que não levar

Equipamentos eletrônicos são proibidos durante a prova. Portanto, os candidatos não poderão portar calculadora, agenda eletrônica, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3, relógio, receptores e transmissores de dados e mensagens.

O celular pode até permanecer na sala, mas precisa estar desligado e armazenado no porta-objetos fornecido pelo fiscal. O porta-objetos deverá ficar lacrado e embaixo da cadeira até o final das provas, o candidato que abrir antes de sair da sala será eliminado.


Celular deverá ficar no porto-objetos

É vedados ainda o uso de lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, livros, anotações e impressos gerais. Caso venha a levar algum desses itens, eles também deverão ser colocados na embalagem (porta-objetos). Não é permitido entrar na sala de óculos escuros, boné, chapéu, gorro, viseira e similares.

Correção comentada

Após a realização do Enem você pode ficar conectado no Super Vestibular, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante de São Paulo, divulgaremos, de forma gratuita, a Correção Comentada das provas. No sábado, as primeiras questões corrigidas devem sair a partir das 18h e no domingo a partir das 19h.

Veja também

Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, sai hoje (25)
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos