Home Notícias Enem 2014: mais de 60 candidatos são eliminados no 1º dia de provas por uso indevido de celular

Enem 2014: mais de 60 candidatos são eliminados no 1º dia de provas por uso indevido de celular

Provas continuam amanhã, domingo (09), com início às 13h e término às 18h30

Publicado por Silvia Tancredi em 08 de Novembro de 2014 em Notícias

Compartilhe

As provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 ocorreram entre as 13h e as 17h30, horário de Brasília (DF), deste sábado, 08 de novembro. Ao todo, 8.721.946 estudantes foram esperados em 1.661 municípios, em seus respectivos locais de prova. O Ministério da Educação (MEC) só divulgará a abstenção na próxima semana. 

Hoje, os inscritos responderam 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).

O Super Vestibular, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, já está disponibilizando, em tempo real, a correção comentada das provas do 1o dia do Enem 2014. 

Enem 2014: acompanhe a correção comentada!

Foram registradas postagens de fotos na internet de supostos cartões de resposta da prova. Entretanto, conforme o Ministro da Educação (MEC), Henrique Paim, alertou na tarde de ontem (07), não é permitido que os participantes utilizem celular na sala onde são aplicados os exames. O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está monitorando as redes sociais e, caso sejam detectadas postagens, os candidatos serão eliminados. De acordo com o MEC, até o momento, houve o registro de 65 eliminações.

A inscrita no Exame Edivania Florinda de Assis morreu durante as provas, em Olinda (PE). O MEC e o Inep liberaram no final da tarde de hoje um nota lamentando o acontecimento. 

Para os 69.396 candidatos sabatistas, a prova começou às 19h. Por questões religiosas, os mesmos só puderam iniciar os testes quando o pôr do sol finalizou totalmente, já que eles guardam o sábado por convicção religiosa, ou seja, só trabalham ou estudam após o pôr do sol.

Segundo dia

Amanhã, 09 de novembro, a prova terá uma hora a mais, pois será aplicado o exame de Redação. Das 13h às 18h30, os estudantes também terão que responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Ao todo, o Enem é composto por redação e 180 questões objetivas.

Os participantes devem chegar ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência. O Enem começa às 13h, horário de Brasília, portanto, os estudantes que moram em Estados com horário diferente devem ficar atentos para o horário em que a prova irá ser aplicada na sua cidade.

Apenas um documento original de identidade com foto é obrigatório para as provas, mas é recomendável que o participante leve também o Cartão de Inscrição. Entre os materiais, somente uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente será permitida. Objetos como lápis, lapiseira e borracha, devem ser colocados na embalagem a ser distribuída na entrada da sala e depositada na parte inferior da carteira.

Detalhes do Enem: O que levar e fazer no dia da prova?

O que não levar e não fazer no dia do Enem

Ao receber o caderno de questões e o cartão de respostas, o participante deverá ler todas as instruções antes de preenchê-los. Será necessário assinar o cartão, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. Muitos candidatos acabam tendo a prova anulada por esquecer-se destes detalhes.

Durante as provas, os participantes poderão sair para ir ao banheiro e beber água, sempre acompanhado de um fiscal. Caso queiram, podem levar água em um recipiente transparente e barras de chocolate e cereais. Os cadernos de provas poderão ser levados somente pelos candidatos que saírem nos últimos 30 minutos. Além disso, os três últimos candidatos deverão sair juntos.

Quem não fez a prova hoje pode realizá-la amanhã. Contudo, as notas de somente um dia não serão suficientes para que o aluno seja aprovado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni). 

VEJA TAMBÉM

1 2