Home Notícias Datas do ProUni 2017/2 são divulgadas

Datas do ProUni 2017/2 são divulgadas

As inscrições serão recebidas entre os dias 06 e 09 de junho, exclusivamente pela internet. Candidatos precisam ter feito o Enem 2016.

Publicado por Érica Caetano em 30 de Maio de 2017 às 11:21 em Notícias

Compartilhe


O Ministério da Educação (MEC) já disponibilizou as datas da 2ª edição de 2017 do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com o órgão, as inscrições serão recebidas entre os dias 06 e 09 de junho, exclusivamente pela internet.

Confira como se inscrever no ProUni

Podem se inscrever o candidato que não seja portador de diploma de curso superior, que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, com nota mínima de 450 pontos na média dos cinco testes objetivos, sem ter zerado a prova de redação.

Além disso, é preciso comprovar pelo menos uma das seguintes condições:

- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já as bolsas parciais podem ser solicitadas por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos.

No ato da inscrição

Para participar os estudantes deverão informar o número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016. Poderão ser indicadas até duas opções de cursos, em ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios. 

Tire suas dúvidas sobre o ProUni!

A primeira chamada será  divulgada no dia 12 de junho e a segunda no dia 26 seguinte. Os aprovados na primeira lista devem comparecer à instituição para a qual foi chamada entre os dias 12 e 19 de junho para comprovar as informações prestadas. No caso da segunda chamada, o prazo é entre os dias 26 a 30 do mesmo mês.

Lista de espera

Aqueles que não forem selecionados poderão ainda se inscrever na lista de espera, entre os dias 07 e 10 de julho. A listagem estará disponível para as instituições no dia 13 de julho. As universidades participantes poderão fazer chamadas, em seus sites. Elas também poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.

O número de vagas ainda não foi liberado. Na edição 2017/1, foram oferecidas 214.110 bolsas de estudos, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais de 50%. O número foi o maior desde a criação do programa.

Mais detalhes podem ser obtidos através do Edital.

VEJA TAMBÉM

1 2