Home Notícias Confira notas máximas e mínimas do Enem 2016

Confira notas máximas e mínimas do Enem 2016

Ministério da educação divulgou números junto com resultado do exame educacional

Publicado por Silvia Tancredi em 18 de Janeiro de 2017 às 15:31 em Notícias

Compartilhe

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi liberado na manhã de hoje, 18 de janeiro. Junto com as notas, o Ministério da Educação liberou as médias e os desempenhos máximos e mínimos obtidos pelos candidatos nas provas objetivas. 

Saiba como é calculada a nota do Enem

Tire suas dúvidas sobre o Enem

De acordo com os números divulgados pelo órgão, a maior média total entre os participantes foi na prova de Ciências Humanas (533,5). Em segundo lugar, está o teste de Linguagens e Códigos (520,5). Em seguida, Matemática, com 489,5. Por último lugar, a média de Ciências da Natureza foi de 477,1. 

Neste ano, a maior nota é de Matemática (991,5) e a menor, em Linguagens e Códigos (287,5). Contudo, é necessário frisar que as pontuações máximas e mínimas variam conforme as características de cada edição do exame educacional, ou seja, não há um padrão. No Enem de 2015, por exemplo, a maior e a menor pontuação também foram em Matemática: 1008,3 e 280,2, respectivamente. 

As notas do Enem somente podem ser calculadas pelo Inep, mas o que se sabe é que elas são mensuradas pelo sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI). Por meio dessa metodologia, os candidatos são avaliados não só quantidade de acertos em todas as quatro provas, mas também pelos parâmetros (características) de cada um dos itens e pelo padrão de resposta de cada inscrito. Veja os detalhes.

Confira abaixo as notas máximas e mínimas de cada uma das provas objetivas do Enem 2016.

Notas máximas e mínimas Enem 2016

Com as notas em mãos, os candidatos poderão analisar a possibilidade de usá-las para concorrer a vagas em universidades que adotam o Enem como método de ingresso. Além do mais, ao apresentar essa pontuação, eles poderão participar de programas do MEC como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

VEJA TAMBÉM

1 2