Home Notícias Dia do Vestibulando: confira algumas dicas de estudo

Dia do Vestibulando: confira algumas dicas de estudo

Aproveitando a data, separamos orientações importantes para sua preparação para o vestibular dar certo

Publicado por Silvia Tancredi em 24 de Maio de 2017 às 08:00 em Notícias

Compartilhe

Nesta quarta-feira, 24 de maio, no Brasil, é comemorado o Dia do Vestibulando. Aproveitando a data em questão, separamos para você, super vestibulando, dicas para ajudá-lo a se dar bem na jornada pela qual está passando, rumo à sua aprovação em uma instituição de ensino superior. 

Escolha sua profissão

Sim, essa é a primeira etapa de toda a sua preparação, pois, ao saber qual curso é a sua cara, poderá direcionar seus estudos. Sendo assim, se, por exemplo, acredita que Direito é a carreira que mais tem a ver com você, é importante saber que as disciplinas da área de humanas têm mais peso nas provas. Por outro lado, caso tenha interesse em Engenharia Civil, por exemplo, vale a pena dedicar-se mais a fundo às ciências exatas, como Física e Matemática

Estudante pensando qual carreira seguir

Ainda não tem a sorte de ter escolhido a profissão certa para você? Sem problemas. Aqui no Super Vestibular temos um Guia de Profissões super completo e separado por área. Você pode checar quais carreiras tem mais o seu perfil e, de quebra, saber mais sobre as disciplinas ministradas na universidade, o campo de atuação e o salário. 

Foque na teoria e na prática

A maioria dos vestibulares cobra todas as disciplinas ministradas no ensino médio. Geralmente, as provas são formadas por questões objetivas e uma redação. A equipe de professores daqui do Super Vestibular está sempre antenada ao que cai nas provas dos vestibulares e, por isso, escreve artigos com temas importantes. Corre lá e veja agora mesmo os textos de Biologia, História, Português

Porém, vale ressaltar que somente ler a teoria pode ser cansativo e não render o suficiente. Então, o ideal é assimilar o que leu de uma forma interativa, ou seja, fazendo exercícios. Sim, pois, se a prática leva a perfeição, você vai se dar muito bem resolvendo os simulados de todas as disciplinas ou as provas anteriores da universidade que você escolheu.

Escreva bastante

Conforme mencionamos acima, os vestibulares das universidades brasileiras cobram a produção de uma redação. E, nesse momento, vários itens são avaliados, tais como as normas gramaticais, a coerência e coesão e o desenvolvimento do tema. Além disso, os corretores verificam como anda a sua leitura, se tem acompanhado as notícias, se sabe o que se passa no mundo.

Para escrever bem, não tem muito segredo. É praticar, praticar e praticar. Quando você menos imagina, estará redigindo com mais facilidade e segurança. Com isso ganha pontos no vestibular e faz a diferença. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, a redação pode ter nota mil como pontuação máxima. Quer ter esse desempenho? Confira o que fazer!

Veja exemplos e dicas

A internet ajuda ou atrapalha no vestibular? A decoreba realmente funciona? Como conciliar a amizade e a concorrência no vestibular? Essas são algumas questões recorrentes nessa época de preparação para o vestibular. E o que fazer? O Super Vestibular ajuda você a resolver esses e outros dilemas por meio de artigos publicados no canal Dicas

Ler sobre histórias de outros vestibulandos também pode deixar você mais tranquilo e confirmar que a ansiedade

A internet pode ajudar ou atrapalhar os estudos

que sente é mais do que normal. Você pode usar métodos de estudo que deram certo. Quem sabe pode ser o seu também?

Planeje seu futuro

A época de vestibulando é difícil e pode demorar a passar, mas é uma das fases mais importantes da sua vida, pois é nela que você começa a trilhar o seu futuro. 

É importante saber que, além do vestibular, você também pode tentar ingressar em uma instituição de ensino depois de participar do Enem. Com a nota do exame educacional em mãos, você pode se inscrever nos seguintes programas do governo:

-Sistema de Seleção Unificada (SiSU): oferece vagas em universidades e institutos públicos de ensino;
-Programa Universidade para Todos (ProUni): disponibilizar bolsas de estudo em instituições particulares;
-Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): possibilita financiamentos em graduações de universidades particulares. 

VEJA TAMBÉM

1 2