Home Notícias Cederj recebe pedidos de isenção de taxa e cotas do Vestibular 2017/2

Cederj recebe pedidos de isenção de taxa e cotas do Vestibular 2017/2

Estudantes de baixa renda e da rede pública, professores e outros grupos são beneficiados.

Publicado por Adriano Lesme em 28 de Março de 2017 às 15:12 em Notícias

Compartilhe

O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) abriu o período para receber pedidos de isenção da taxa de inscrição e participação no sistema de cotas do Vestibular 2017/2. O prazo vai até 7 de abril.

Solicite aqui a isenção e cotas

A isenção da taxa pode ser solicitada por candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. No último vestibular, a taxa foi de R$ 73.

A exigência para participação no sistema de cotas varia conforme a instituição que oferece o curso. No caso das instituições federais (UFRJ, UFF, UniRio, UFRRJ e Cefet), metade das vagas é reservada para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e estudou todo o ensino médio na rede pública. Na UFRRJ, o Enem não é obrigatório.

O sistema de cotas das universidades estaduais (UERJ e UENF) é constituído assim:

I - 20% das vagas para os estudantes negros e indígenas;
II - 20 % para os estudantes oriundos da rede pública de ensino;
III – 5% para pessoas com deficiência; e filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Também há vagas reservadas para professores da rede pública, dependendo do curso e da instituição, e para alunos do Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj. 

Resultado

Os resultados da Isenção, das Cotas e das Ações Afirmativas serão divulgados em 03 de maio. Os ontemplados devem se inscrever normalmente no Vestibular 2017/2 do Cederj, o qual ainda terá o cronograma divulgado. 

O Vestibular 2017/2 preencherá vagas nos cursos de Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção e Tecnólogos em Gestão de Turismo, Segurança Pública, Sistemas de Computação, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo.

As vagas serão oferecidas em 32 polos situados em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira. Além de Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Mais informações podem ser visualizadas neste Edital

VEJA TAMBÉM

1 2