Home Intercâmbio Antes de viajar Trace o objetivo do intercâmbio

Trace o objetivo do intercâmbio

Definir o objetivo do intercâmbio é o primeiro passo para estudantes interessados em vivenciar essa experiência.

Publicado por Wanja Borges em Antes de viajar

Compartilhe

Antes de qualquer coisa, o estudante precisa definir qual o objetivo que pretende atingir com o intercâmbio
Antes de qualquer coisa, o estudante precisa definir qual o objetivo que pretende atingir com o intercâmbio

Ao contrário do que muitos pensam, escolher o país de destino e/ou a agência de intercâmbio não é o primeiro passo para quem decide ser intercambista. Antes de qualquer coisa, o estudante precisa definir qual o objetivo que pretende atingir ao participar de uma experiência como essa, levando em conta os seus anseios e necessidades. Aprender um novo idioma, viajar pelo exterior, morar sozinho, conhecer pessoas e culturas diferentes, especializar-se na profissão em um país estrangeiro e melhorar o currículo são alguns dos principais objetivos traçados por intercambistas. 

Escolha pessoal do estudante, o objetivo deve ser alcançável, já que contribui diretamente para o delineamento de metas e mensuração de resultados. Além disso, somente após decidir o que se quer do intercâmbio é que será possível definir questões importantes da viagem, como país de destino, universidade escolhida, tempo de estadia e acomodação. Isso não significa que o objetivo deve ser o mesmo durante toda a experiência. Conforme o estudante vai se adaptando ao lugar e às pessoas, é aceitável que haja alteração na finalidade de seu intercâmbio. O importante é sempre ter objetivo e meta estabelecidos. 

O estudante deve ter em mente, ainda, que o intercâmbio é uma experiência única e que deve ser aproveitada de forma intensa. Para isso, nada melhor do que planejar, já que se trata de um programa que demanda dinheiro, tempo e mudanças, e que se não for bem definido, pode acarretar em sérias consequências financeiras ou emocionais. Normalmente, agências especializadas são as mais indicadas para auxiliar o estudante a identificar seu perfil e objetivo, e, posteriormente, sugerir o plano que melhor se adeque às informações pessoais. 

VEJA TAMBÉM

1 2