Idiomas sem Fronteiras

Complementar ao Ciência Sem Fronteiras, o programa ofertará oito cursos de idiomas.

Publicado por Letícia de Oliveira Januário em Ciência sem Fronteiras

Compartilhe

Programa vai oferecer cursos de idiomas gratuitos em oito línguas
Programa vai oferecer cursos de idiomas gratuitos em oito línguas

Pensando em melhorar a proficiência de alunos e docentes em idiomas estrangeiros, o Ministério da Educação (MEC) ampliou o programa Inglês Sem Fronteiras criando o Idiomas Sem Fronteiras (IsF). Nessa nova etapa, outros sete idiomas serão oferecidos além do inglês, como francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros. 

Complementar ao Ciência Sem Fronteiras (CsF), o programa prevê a aplicação de testes de proficiência e de nivelamento, cursos on-line e presenciais. O curso é gratuito, no entanto os egressos devem arcar com aquisição do material didático. A seleção dos alunos será feita através de editais específicos, com requisitos a serem preenchidos assim como ocorre no CsF.

Podem participar professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação das instituições de educação superior, públicas e privadas, com regras específicas para o ingresso em cada uma das ações que integram o IsF. Professores de idiomas da rede pública da educação básica também serão beneficiados por ações do programa. 

Têm prioridade no programa os alunos de cursos de graduação elegíveis ao CsF; que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota superior a 600 pontos; tenham concluído no máximo 90% da carga horária total do curso; e tenham maior índice de rendimento acadêmico conforme os parâmetros definidos pela universidade. 

Para a execução do projeto serão firmados convênios, acordos de cooperação com órgãos de governo e parcerias já existentes do CsF. Os alunos participantes do programa poderão, também, participar de intercâmbio através de parcerias de instituições brasileiras com universidades estrangeiras.

VEJA TAMBÉM

1 2