Zootecnia

Zootecnia trabalha com prevenção e combate de doenças, melhoria da saúde dos rebanhos e qualidade dos produtos derivados do animal.

Publicado por Wanja Borges em Ciências Biológicas e da Saúde

Compartilhe

Profissional graduado em Zootecnia atua principalmente com a alimentação do animal
Profissional graduado em Zootecnia atua principalmente com a alimentação do animal

Nos últimos dez anos, o Brasil se tornou um dos maiores exportadores de carne do mundo. Junto a este avanço, também cresceu a demanda pelo profissional graduado em zootecnia. Habilitado para atuar na garantia da quantidade e qualidade de alimentos de origem animal para o abastecimento da população, o zootecnista também atua na adaptação do animal ao meio ambiente e, consequentemente, na sua produção. 

Conhecido como o profissional da produção animal, o zootecnista lida principalmente com o alimento, diferente do médico veterinário que trabalha com a saúde dos bichos. Pautado na ética, bem-estar dos animais e qualidade de vida dos seres humanos, o curso já é considerado uma das profissões do futuro pelo compromisso com a aplicação de conceitos sustentáveis na atuação profissional. 

Perfil
Para atuar na área de zootecnia, o profissional precisa, em primeiro lugar, ter facilidade com ciências exatas, como química e matemática, e se identificar com assuntos referentes ao campo. Gostar de animais não costuma ser um requisito para a atuação, mas pode facilitar o aprendizado do aluno. Dedicação, dinamismo, raciocínio espacial, habilidade numérica, proatividade e interação também são características que contribuem diretamente para o bom exercício da profissão. 

O curso
Nos primeiros períodos, o curso de Zootecnia conta com disciplinas gerais de biológicas e exatas, como anatomia, botânica, citologia, histologia, física, química, fisiologia, bioética etc. Do terceiro período em diante, os alunos já contam com matérias mais específicas, como estatística, desenho e construção rural, fertilidade, adubação de solos, topografia, georreferenciamento, agronegócio, nutrição animal, dentre outras. Geralmente, as instituições de ensino também oferecem algumas disciplinas optativas, além de aulas práticas e estágio supervisionado.  

Duração média 
Bacharelado – 10 semestres

Mercado de Trabalho
Reconhecido por sua amplitude de atuação e ligação direta com o agronegócio, o mercado de trabalho no ramo de zootecnia vive uma constante expansão, principalmente na região Centro-Oeste, onde há maior concentração de fazendas e terras. Com a liderança do Brasil no segmento de exportação de carne, as oportunidades no setor privado também cresceram significativamente nos últimos anos. Contudo, órgãos públicos, indústrias, instituições de ensino e centros de pesquisas continuam oferecendo boas oportunidades de atuação. 

Formas de Atuação
O profissional graduado em Zootecnia atua em fazendas, cooperativas, indústrias, órgãos governamentais, fábricas, institutos de pesquisa e de extensão rural. Além disso, ele trabalha com o controle da produtividade de animais em zoológicos e centros de triagem de animais silvestres. Outra forma de atuação é a supervisão e/ou coordenação de consultorias agropecuárias, seja na área produtiva ou na infraestrutura. Além disso, após concluir uma pós-graduação, o profissional também pode lecionar em universidades sobre disciplinas da área.  

Campos de Atuação 
Animais silvestres
(aproveitamento econômico de espécies silvestres, estudo de processos e regimes de criação etc.) 

Comércio
(orientação ao consumidor na escolha e na compra de rações, medicamentos e produtos voltados para a criação de animais etc.) 

Eventos
(coordenação, planejamento e realização de rodeios, exposições e feiras agropecuárias; supervisão de atividades relacionadas a animais de esportes e lazer etc.) 

Melhoramento genético
(avaliação genética, desenvolvimento e determinação de sistemas e técnicas de cruzamento e inseminação artificial etc.) 

Nutrição e alimentação
(formulação e desenvolvimento de suplementos alimentares em indústrias de ração e de vitaminas, pesquisa de necessidades nutricionais, controle da qualidade do alimento etc.) 

Regulamentação da profissão 
Lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968

Quantidade média de profissionais
25 mil zootecnistas no Brasil em 2012

Remuneração média
R$ 3 mil a R$ 5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Zootecnia; 
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como zootecnista ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2