Logística

O tecnólogo em Logística cuida da área do transporte e armazenamento de mercadorias para as empresas.

Publicado por Érica Caetano em Graduação Tecnológica

Compartilhe

A área da logística se encarrega de cuidar principalmente do transporte de cargas e mercadorias
A área da logística se encarrega de cuidar principalmente do transporte de cargas e mercadorias

Vista como uma área promissora e de estratégia para as empresas, a logística é considerada atualmente um dos campos mais prósperos de atuação. O profissional que atua com logística tem como responsabilidade equipar todas as demandas de execução ligadas às atividades da empresa.               
 
A área de logística é a responsável pelo planejamento e controle do fluxo de distribuição e armazenamento de produtos e matérias-primas, desde o processo de sua produção até o seu consumo, realizando e fiscalizando o controle de todas as etapas, principalmente a de transporte, para que a mercadoria chegue ao destino final nos prazos estabelecidos. Entre algumas das características consideradas como diferencial no profissional desta área, destacam-se conhecimento gerencial e organizacional, interesse tecnológico, liderança, visão estratégica e globalizada.

 

Público-alvo

Para quem deseja trabalhar na área, é imprescindível falar inglês. Com as constantes mudanças de mercado, é importante que o profissional se mantenha sempre atualizado e informado sobre mercado através de cursos e workshops.

 

O curso

O curso tecnológico o em Logística envolve as mais variadas disciplinas, mas há um destaque maior para a área de ciências exatas, além de envolver muitas disciplinas do curso de administração. Por ter foco na distribuição de mercadorias, o aluno também estuda questões ligadas ao transporte e a legislação de trânsito. Logística global, introdução à logística, gestão de pessoas, aspectos jurídicos da logística e administração de logística, estatística e transporte são algumas das disciplinas pertencentes à grade curricular.

 

Duração média

De 3 a 6 semestres.

 

Mercado de Trabalho

Atualmente, o mercado nesta área tem crescido muito, estando bastante aquecido e disponibilizando muitas vagas para o profissional que deseja atuar com logística. Por ser um cargo recente nas empresas, é grande a necessidade de profissionais que tenham conhecimento a fundo sobre a área.

 

Formas de Atuação

A atuação na área de Logística é bem extensa, podendo o profissional atuar em empresas prestadoras de serviços, seja de transportes terrestres, aéreos e de engenharia, ou ainda no comércio, através de supermercados, lojas e shoppings centers.

 

Campos de Atuação

Logística Internacional

(análise e avaliação do comércio internacional e suas condições de distribuição e de transportes.)

Assessoria

(assessora e estuda formas e estratégias na contratação de prestadores de serviços.)

Logística e Marketing

(estuda e estabelece o trabalho da logística junto às estratégias de marketing.)

Logística Empresarial

(planejamento e controle no fluxo de produtos, visando promover melhor rentabilidade na distribuição.)

 

Regulamentação do curso

O curso tecnológico em Logística ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 3 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso tecnológico em Logística. Por ser uma área de atuação muito recente, ainda não há um conselho a nível federal deste curso.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão de Logística podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em logística ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2