Logística e Transporte

A área de Logística e Transporte visa assegurar o armazenamento e o transporte correto de mercadorias para as empresas.

Publicado por Érica Caetano em Graduação Tecnológica

Compartilhe

O tecnólogo dessa área deve cuidar do transporte de mercadorias nos mais diferentes meios
O tecnólogo dessa área deve cuidar do transporte de mercadorias nos mais diferentes meios

O tecnólogo em Logística e Transporte é o responsável pela coordenação e administração de mercadorias e demais materiais utilizados em uma empresa. Esse profissional aprimora a utilização dos espaços, organizando-os a fim de reduzir tempo e custo nos processos. Através de planejamento, movimenta a distribuição entre indústrias, fábricas, centros de distribuição etc.

Considerada uma área promissora, a tendência é que o mercado em Logística e Transporte cresça nos próximos anos. O profissional que atua nesse segmento precisa ter conhecimento gerencial e organizacional das instituições. É imprescindível manter-se atualizado através de cursos, palestras e workshops, devido às constantes mudanças do setor.

 

Público-alvo

O estudante interessado em fazer o curso deve ser flexível, saber e gostar de trabalhar em equipe, ter fluência em outros idiomas, ter conhecimento em informática, gostar de viajar e ter disponibilidade de horários.

 

O curso

O curso em Logística e Transporte é formado basicamente de matérias específicas da área de atuação desse profissional. O estudante terá aulas de transporte público, gestão patrimonial básica, fundamentos da logística, legislação de trânsito, controle de estoques, engenharia de tráfego, segurança do trabalho, estatística, informática básica, dentre outras.

 

Duração média

De 4 a 6 semestres

 

Mercado de Trabalho

Para quem deseja seguir carreira de tecnólogo em Logística e Transporte, o mercado está em alta. A atuação desse profissional é bem ampla, mas é preciso ter domínio em informática para lidar com sistemas e bancos de dados, além de falar fluentemente outras línguas para poder se comunicar com clientes e fornecedores de diversos lugares do mundo.

 

Formas de Atuação

A atuação na área de Logística e Transporte é bem extensa, podendo o profissional atuar em organizações prestadoras de serviços, fábricas e canais de distribuição, como empresas atacadistas e varejistas, de transportes, portos, aeroportos etc.

 

Campos de Atuação

Logística Internacional

(análise e avaliação do comércio internacional e suas condições de distribuição e de transportes.)

Assessoria

(assessora e estuda formas e estratégias na contratação de prestadores de serviços.)

Logística e Marketing

(estuda e estabelece o trabalho da logística junto às estratégias de marketing.)

Logística Empresarial

(planejamento e controle no fluxo de produtos, visando promover melhor rentabilidade na distribuição.)

 

Regulamentação da profissão

O curso tecnológico em Logística e Transporte ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 3 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso superior tecnológico em Logística e Transporte

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão de Logística e Transporte podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em Logística e Transporte ou estudante da área. Conte-nos!

 

 

VEJA TAMBÉM

1 2