Fotografia

É imprescindível que o tecnólogo em Fotografia tenha domínio sobre os tipos de câmeras, filtros e lentes, além de autoridade nos procedimentos de revelação.

Publicado por Érica Caetano em Graduação Tecnológica

Compartilhe

Ainda não há conselho específico para o profissional da fotografia
Ainda não há conselho específico para o profissional da fotografia

Atualmente, há uma diversidade de atividades ligadas ao segmento da Fotografia. Em plena expansão, a área desenvolve a cada dia novas técnicas e novos procedimentos como forma de inovar a arte de fotografar. É por conta disso que a área torna-se mais competitiva e acirrada, exigindo profissionais aptos e com conhecimento abrangente no que diz respeito ao mundo da Fotografia.

O fotógrafo é o profissional que elabora, capta, produz e trata as imagens registradas, utilizando técnicas específicas de cada área de atuação, entre elas estão fotojornalismo, fotografia social, moda e publicidade.

Público-alvo

A sensibilidade é algo que deve ser primordial aos interessados no curso de Fotografia. É preciso também ter olho clínico para enxergar em determinada ação ou situação o momento ideal para um clique, eternizando, assim, algum acontecimento que deverá marcar a vida de muitas pessoas.      

O curso

O curso ensina disciplinas teóricas e práticas, mas grande parte do curso baseia-se em aulas práticas, para exercício do que é visto e ensinado dentro da sala de aula. Dentre as disciplinas do curso estão história da fotografia, tratamento de imagens, história da arte, fotografia publicitária, fotojornalismo, fotografia de moda, direção fotográfica, equipamentos fotográficos e iluminação.

Duração média

De 3 a 4 semestres

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do fotógrafo é extenso e bastante competitivo. Por isso, é imprescindível que ele passe por constantes atualizações e reciclagens através de cursos para o aperfeiçoamento e o aprendizado de novas técnicas. A maioria das oportunidades encontra-se no setor privado. O profissional pode atuar em agências, estúdios, jornais, empresas de assistência técnica ou como autônomo.

Formas de Atuação

Com a valorização do mercado de comunicação visual, houve um crescimento em torno dos trabalhos que envolvem imagens. Assim, houve também uma ampliação nas formas de atuação do profissional da fotografia. Hoje, ele atua em áreas da publicidade, na produção de livros e revistas, na produção de imagens para portais e sites de notícias, de entretenimento etc. Outro segmento ainda muito pouco explorado, mas muito buscado nos dias de hoje, é o da restauração de acervos fotográficos.

Campos de Atuação

Eventos

(Registro e cobertura fotográfica de eventos, comemorações, ações, festas etc.)

Paparazzo

(Trabalho independente com foco em artistas, obtendo flagras exclusivos, de preferência em situações indiscretas e incomuns, para venda de material a revistas e jornais especializados em celebridades.)

Publicidade

(Fotografias para campanhas publicitárias ou produtos para divulgação etc.)

Área Pericial

(Registro e documentação de ocorrências para processos de investigações policiais, judiciais etc.)

Estúdio

(fotografa modelos, produtos etc.)

Fotojornalismo

(Cobertura como repórter fotográfico para reportagens de cunho jornalístico, editando o material para jornais, sites e revistas.)

Restaurador

(Conserva, pesquisa, restaura fotografias e filmes fotográficos através de técnicas de recuperação de materiais danificados pelo tempo, mau uso etc.)

Banco de Dados

(Organização e administração de arquivos fotográficos de instituições como museus, exposições etc.)

Regulamentação da profissão

A profissão não é regulamentada

O projeto de lei para a regulamentação da profissão de fotógrafo, que exige diploma de nível superior aos que atuam nessa área, foi arquivado em 31 de janeiro de 2011. Todavia, a profissão é autorizada e reconhecida, já que integra o Catálogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho.

Remuneração média

R$ 1 mil a 1,5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão

Não há a exigência do diploma para o exercício da profissão. Também não há um conselho a nível federal dessa profissão

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em Fotografia ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2