Estética e Cosmética

É preciso ter facilidade nas disciplinas de ciências biológicas para fazer o curso tecnológico em Estética e Cosmética.

Publicado por Érica Caetano em Graduação Tecnológica

Compartilhe

O curso técnico de Estética e Cosmético vem tendo bastante procura devido ao aquecimento dessa área
O curso técnico de Estética e Cosmético vem tendo bastante procura devido ao aquecimento dessa área

O Brasil é um dos países que mais consomem produtos de cosmético no mundo. Para se ter uma ideia, ele ocupa o terceiro lugar do ranking mundial da indústria da beleza, ficando atrás somente de países como os Estados Unidos e Japão. Outro fator para o crescimento desse mercado está ligado ao sexo masculino, pois cresce o número de homens preocupados com a beleza e com a aparência.

O profissional dessa área precisa ter conhecimento amplo e específico sobre os cuidados referente ao corpo, cabelo e rosto, para proporcionar saúde, beleza e bem-estar aos que estão aos seus cuidados.

 

Público-alvo

Para seguir carreira nessa profissão é primordial que o estudante tenha facilidade e goste de lidar com pessoas, pois sua atuação será bem próxima a elas. Também é importante ser sincero. Nem todos os procedimentos que o cliente deseja se submeter podem ser interessantes ou ter resultados satisfatórios como ele espera. O tecnólogo precisa alertá-lo sobre essas possibilidades.

                 

O curso

As disciplinas do curso tecnológico em Estética e Cosmética são de cunho teórico e prático. Nos primeiros períodos do curso, o aluno terá aulas de base teórica, como fisiologia, anatomia e química. Além destas, o estudante também terá aulas de nutrição com foco em estética, biossegurança, organização do trabalho e comportamento humano.

 

Duração média

De 4 a 6 semestres

 

Mercado de Trabalho

O Brasil ocupa, atualmente, o segundo lugar no número de cirurgias plásticas realizadas no mundo. A busca por produtos de cuidados com a pele e de higiene através da internet é constante. Isso mostra a importância que a estética e os cosméticos têm na vida das pessoas. Por conta disso, o mercado de trabalho vem exigindo qualificação. Existem vagas, mas poucas pessoas qualificadas. A realização de eventos esportivos de caráter mundial nos próximos anos no país ajudará no desenvolvimento dessa área, com novas possibilidades de atuação e com novos nichos de mercado.

 

Formas de Atuação

As formas de atuação do tecnólogo em Estética e Cosmética vêm se expandindo a cada dia. Após a conclusão do curso, o aluno está apto a trabalhar na área de indústria de cosméticos, na prestação de consultorias, em clínicas médicas, com estética corporal, capilar e facial, além de ter a possibilidade de ter seu próprio negócio.                                                                                       

 

Campos de Atuação

Estética pré e pós-cirúrgico

(Aplicação de métodos e tratamentos para facilitar o pré ou pós-operatório, diminuindo desconfortos ocasionados por intervenções cirúrgicas, procedimentos estéticos etc.)

Massagem

(Promoção de massagens corporais e modeladoras, drenagem linfática etc.)

Estética Facial

(Aplicação e tratamento de métodos para a prevenção de rugas, manchas e envelhecimento precoce na região do rosto.)

Estética Corporal

(Aplicação e tratamento através de aparelhos, cremes, massagens para a prevenção e diminuição de sinais ocasionados por gordura localizada, estrias, celulite etc.)

Podologia

(Tratamento e diagnóstico de doenças nos pés, realização de tratamentos capilares, prevenção de calvície etc.)

Maquiagem Profissional

(Utilização de técnicas para criação de maquiagens artísticas para ensaios fotográficos, pintura corporal etc.)

 

Regulamentação da profissão

Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012

 

Remuneração média

R$ 900 a 1,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Não há a exigência do diploma para o exercício das atividades profissionais, todavia consumidores e contratantes andam cada vez mais exigentes. Por isso, é visto como um diferencial aquele profissional que possui curso na área.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Estética e Cosmética podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBMs), de acordo com a Resolução Normativa nº 201, de 25 de agosto de 2011, e Resolução Normativa nº 202, de 25 de agosto de 2011.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em Estética e Cosmético ou estudante da área. Conte-nos!

 

VEJA TAMBÉM

1 2