Home Guia de Profissões Técnicos Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial

Para quem gosta de lidar com pessoas e informações, o curso técnico em Comunicação Empresarial é uma ótima escolha.

Publicado por Érica Caetano em Técnicos

Compartilhe

Ter facilidade em escrever e se comunicar são imprescindíveis para o técnico em Comunicação Empresarial
Ter facilidade em escrever e se comunicar são imprescindíveis para o técnico em Comunicação Empresarial

O profissional chamado técnico em Comunicação Empresarial cuida da comunicação interna e externa da organização em que está inserido. Ele é o responsável pelo que chamamos também de comunicação institucional. É através da Comunicação Empresarial que se tem a possibilidade de estabelecer ligação entre a instituição e os meios de comunicação, imprensa e mídia em geral.

É de responsabilidade do técnico em Comunicação Empresarial gerenciar as informações da melhor maneira possível em épocas de crise, manter contatos com a imprensa para promoção da instituição, promover a empresa para colaboradores através de jornais internos, jornais murais etc.

Público-alvo

O aluno que deseja fazer o curso técnico em Comunicação Empresarial precisar ser desinibido, ter facilidade em escrever e em se comunicar, conhecer das ferramentas de comunicação e marketing, além de ter bom relacionamento com diversos públicos. É imprescindível também ter capacidade de organização e de liderança.            

O curso

O curso técnico em Comunicação Empresarial é voltado para a área de humanas, envolvendo disciplinas de Comunicação Social e Marketing. O aluno terá aulas de marketing e pesquisa, redação, comunicação organizacional, conteúdo para web, linguagem multimídia e teorias da comunicação.

Duração média

De 2 a 4 semestres

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o técnico dessa área está em ascensão. Hoje, as pequenas, médias e grandes empresas necessitam de serviços de divulgação direta e eficaz, a fim de mostrar ao público externo todo trabalho realizado pela instituição. Por isso, as assessorias de comunicação têm tido muita atuação e, consequentemente, o técnico em Comunicação Empresarial, já que ele se enquadra nessa vertente de mercado.

Formas de Atuação

O profissional após findar o curso pode atuar na gerência de processos de comunicação de empresas, trabalhar junto ao departamento de marketing, colaborando com a divulgação da imagem da organização, prestar consultorias a marcas ou produtos, além da implementação de projetos em instituições públicas.

Campos de Atuação

Assessoria de Comunicação

(Elaboração de pesquisas e realização de eventos promocionais, produção de textos para jornais, murais e intranet, gerenciamento de crises de empresas ou organizações etc.)

Instituições Públicas

(Realização e implementação da execução de projetos, contato com meios de comunicação, gerenciamento de crises etc.)

Instituições Privadas

(Análise de projetos já existentes, propondo melhorias, elaboração de pesquisas etc.)

Consultoria

(Utilização de técnicas de comunicação e marketing empresarial para auxílio de organizações e instituições perante colaboradores, meio interno etc.)

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso técnico em Comunicação Empresarial atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Decreto Federal nº 5.154/04.

Remuneração média

R$ 1,5 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso técnico em Comunicação Empresarial

Ainda não há um conselho a nível federal para os técnicos em Comunicação Empresarial

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em Comunicação Empresarial ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2