Home Guia de Profissões Graduação Tecnológica Análises Clínicas (técnico)

Análises Clínicas (técnico)

O técnico em Análises Clínicas atua na área da saúde. A maioria deles opta pela atuação em laboratórios de análises clínicas.

Publicado por Érica Caetano em Graduação Tecnológica

Compartilhe

Organização e concentração são características fundamentais ao Técnico de Análises Clínicas
Organização e concentração são características fundamentais ao Técnico de Análises Clínicas

Colher materiais biológicos em condições de serem usados para análise e pesquisa. Essa é uma das principais características do profissional que atua como técnico em Análise Clínica. O trabalho do técnico é realizar corretamente todo o processo de funcionamento dos laboratórios, tanto no manuseio de materiais recolhidos como na forma de trabalhá-los para diagnóstico.

Além de laboratórios de análise, esse profissional também é apto a atuar em hospitais, clínicas médicas e demais estabelecimentos ligados à saúde que trabalhem com coleta e análise de materiais biológicos. O foco da coleta de resíduos e de materiais é de qualificá-los para a realização de exames, identificando, assim, parasitas ou demais organismos que estiverem na composição do que foi analisado. Os profissionais de nível técnico não podem de forma alguma efetuar liberação de laudos, resultados e perícias, assim como responder sobre o laboratório. Cabem ao profissional graduado como bacharel as responsabilidades e competências legais sobre possíveis erros cometidos. Os bacharéis possuem o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT).

Público-alvo

O estudante do curso técnico em Análises Clínicas precisa ser extremamente organizado e atento, pois é ele o responsável por fazer a análise dos mais diversos materiais coletados como amostragem para diagnosticar variados casos, doenças etc. Por isso, a ética e a descrição precisam ser fundamentais para esse profissional. Qualquer erro que venha a ocorrer pode influenciar os que solicitam o exame. Além disso, é importante que o técnico não fale a respeito de resultados com o paciente a fim de evitar transtornos e problemas mais sérios.       

O curso

O curso técnico em Análises Clínicas é voltado para a área de biológicas, com disciplinas ligadas à área de atuação desse profissional. Dentre as matérias vistas durante o curso estão bioquímica, fisiologia, imunologia, hematologia, química e parasitologia. Como acontece em grande parte dos cursos técnicos profissionalizantes, para obter o diploma de conclusão de curso é preciso que o aluno passe por estágio supervisionado, validando na prática o que foi visto dentro da sala de aula.

Duração média

4 semestres

Mercado de Trabalho

Para quem deseja seguir a carreira de técnico em Análises Clínicas, o mercado está cada vez mais exigente. Por isso, é visto como diferencial o profissional que busca agregar novas competências e cursos inovadores ao seu currículo, visto que nessa área há sempre novos métodos, técnicas e procedimentos. Ter conhecimento de novas tecnologias e informações é um diferencial no mercado de trabalho.

Formas de Atuação

As formas de atuação do técnico em Análises Clínicas são bem extensas, podendo este trabalhar em organizações públicas ou privadas, laboratórios de análises de diferentes portes, postos de saúde, hospitais e clínicas de variados segmentos.

Campos de Atuação

Hospitais

(Auxilia e executa atividades padronizadas no que diz respeito à coleta de materiais para laboratórios.)

Postos de Saúde

(colabora e compõe equipes para a implantação de novas tecnologias relacionadas às análises clínicas de materiais, bem como a execução do trabalho de análise.)

Laboratórios

(execução de trabalhos de análises de materiais coletados, como sangue, urina, fezes etc. para diagnóstico de exames.)

Regulamentação da profissão

A profissão está descrita na Classificação Brasileira de Ocupações, assim como na Lei 3.820, de 11 de novembro de 1960, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras providências legais.

Remuneração média

R$ 1 mil a 1,5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso de técnico em Análise Clínica.

Não há ainda um conselho específico para o técnico em Análises Clínicas, mas de acordo com o Decreto 20.377, os Conselhos Regionais de Farmácia podem registrar os profissionais de Análises Clínicas.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em análises clínicas ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2