Relações Públicas

Profissionais de Relações Públicas atuam na criação, manutenção e divulgação de uma imagem pública favorável.

Publicado por Wanja Borges em Ciências Humanas

Compartilhe

Profissionais de Relações Públicas também atuam na promoção das relações entre as pessoas
Profissionais de Relações Públicas também atuam na promoção das relações entre as pessoas

Em tempos de disputa e concorrência, as empresas lutam, diuturnamente, para manter uma boa imagem e garantir a preferência de seu público de interesse. Os profissionais de Relações Públicas atuam exatamente neste quesito: na criação, manutenção e divulgação de uma imagem pública favorável. São eles os responsáveis por promover relações entre as pessoas, formular políticas para criação de uma imagem favorável, pesquisa de opinião pública e mercado, divulgação sobre serviços para público interno e externo etc. 

O profissional de Relações Públicas também se diferencia por sua multidisciplinaridade ao exercer atividades de jornalistas, publicitários e administradores em seus trabalhos. Atualmente, com o avanço das redes sociais, canais de comunicação como twitter e facebook já integram as ferramentas de trabalho do RP, que atua como uma ponte entre clientes e empresa.

 

Público-alvo
Para atuar na área de Relações Públicas, o profissional precisa ter domínio da Língua Portuguesa, facilidade de comunicação, criatividade, dinamismo, boa aparência, simpatia e paciência. Conhecimentos sobre idiomas estrangeiros e cursos específicos também enriquecem o currículo do profissional. Além disso, é desejável que o RP tenha habilidade em negociar e defender pontos de vista e capacidade de gerenciamento de conflitos e de planejamento. 

 

O curso
Oferecido muitas vezes como habilitação da graduação em Comunicação Social, o curso de Relações Públicas conta com matérias mais generalizadas nos primeiros períodos, a exemplo de planejamento de comunicação, teoria e história da comunicação, ética, administração, economia, marketing etc. 

 

Duração média 
Bacharelado – 8 a 10 semestres 

 

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho de Relações Públicas está em constante crescimento. Com a adoção de hábitos de responsabilidade social, sustentabilidade e avanços nas leis de defesa do consumidor, o profissional de RP passou a ser melhor demandado. O setor privado, principalmente empresas de grande porte e multinacionais, concentra grande parte das oportunidades. Outro segmento recorde em vagas é o de planejamento da comunicação. O RP pode atuar ainda em hospitais, indústrias farmacêuticas, empresas de terceiro setor, turismo e entretenimento, dentre outras. 

 

Formas de Atuação
Os RP´s podem trabalhar em departamento de relações públicas, de estabelecimentos públicos ou privados, como coordenador de equipe, representante da empresa em eventos, coordenador de eventos e na realização de media training, principalmente com diretores.  O profissional graduado em Relações Públicas também trabalha com Assessoria de Comunicação. 

 

Campos de Atuação 
Administração
(promoção de ações para a valorização de uma empresa ou marcas, criação de canais de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade etc.) 

Atenção ao cliente
(atendimento de solicitações e reclamações de consumidores para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa etc.) 

Cerimonial e protocolo
(orientação de empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento, comunicação institucional, divulgação de políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores etc.) 

Eventos
(organização de palestras, exposições, recepções, coquetéis etc.)

Pesquisa de opinião
(dados sobre o público interno e externo da empresa para criar planos de comunicação etc.) 

Planejamento estratégico
(estipular estratégias de relacionamento e de comunicação com a comunidade, imprensa, fornecedores, concorrência, consumidores etc.) 

Projetos institucionais
(análise de pedidos apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenação do processo e adequação à filosofia e aos objetivos da instituição etc.)

Relações governamentais
(elaboração de planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo etc.) 

 

Regulamentação da profissão 
Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967

 

Remuneração média
R$ 1,5 mil a R$ 2,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Relações Públicas;
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Relações Públicas.

 

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como relações públicas ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2