Home Guia de Profissões Ciências Humanas Relações Internacionais

Relações Internacionais

O crescimento da economia brasileira abre espaço para o surgimento de novos profissionais no ramo de Relações Internacionais.

Publicado por Bruna Carneiro em Ciências Humanas

Compartilhe

Profissional de Relações Internacionais pode desenvolver sua função em consulados, empresas do poder público ou privado.
Profissional de Relações Internacionais pode desenvolver sua função em consulados, empresas do poder público ou privado.

Um bom profissional de Relações Internacionais está sempre atualizado a tudo que acontece no mundo, desde o esporte até a parte mais delicada das relações políticas e econômicas. Ele sabe de todas as mudanças que ocorrem ao seu redor, atua intermediando as relações sociais entre as nações, povos e empresas do ramo político, econômico e comercial. 

Além de ser um bom analisador social, ele investiga o mercado e estuda as melhores oportunidades de realizar um bom negócio. O crescimento da economia do Brasil, com certeza, será um fator decisivo para aqueles que ainda estão pensando em iniciar o curso, pois o mercado está repleto de oportunidades e carente de bons profissionais da área. 

 

Público-alvo
Além da curiosidade e do perfil empreendedor, o estudante que pretende ingressar no curso de Relações Internacionais deve ter domínio da língua inglesa. Talvez este seja o principal requisito. Muitas vezes, no próprio período de estágio, é exigência da instituição que o aluno trabalhe um tempo em alguma empresa que desenvolva relações com o mercado internacional. 

Para exercer a profissão, também é necessário ter muita habilidade em realizar negociações, sociabilidade, boa comunicação, raciocínio rápido e, principalmente, gostar de viajar. O conhecimento da cultura e dos costumes dos outros países é um complemento básico para desenvolver um trabalho de sucesso. 

 

O curso
O curso é baseado em disciplinas básicas do estudo de direito, política e economia. As matérias específicas são voltadas para o estudo das empresas internacionais, política externa, integração regional, economia e política internacional. Além disso, os alunos estudam sociologia, história e economia a fim de acumular conhecimentos de modo geral.

 

Duração média 
Bacharelado – 8 semestres

 

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é amplo, pois o profissional tem várias possibilidades de desenvolver suas funções. Com o crescimento do número de empresas e a internacionalização delas, a demanda está voltada para funcionários que possuem visão maior de mercado e que sejam diplomáticos.  

Com o crescimento econômico, o Brasil tem assumido um papel importante na economia mundial e realizado transações de grande porte com indústrias externas. Isso tem sido o maior fator de aumento de vagas no mercado de trabalho. As empresas têm investido em treinamentos de profissionais que possam representá-las no comércio externo e interno. 

 

Formas de Atuação
O profissional de Relações Internacionais pode desenvolver sua função em consulados, empresas do poder público ou privado. Ele atua como assessor sindical, prevendo e resolvendo futuros problemas que podem ocorrer com o Mercosul, e analisando a situação econômica, política e trabalhista da empresa. 

Outra função é desenvolvida como bacharel, a principal atividade é manter contato com outros países, sondando o mercado externo, elaborando acordos, assessorando nas embaixadas etc. Além disso, ele pesquisa e negocia interesses comuns entre as empresas de um país e outro. 

 

Campos de Atuação 
Agências governamentais
(planejamento de ações do governo federal, estadual ou municipal para negociações no setor político, social, cultural, comercial e econômico)

Analista internacional
(participação na elaboração de programas cooperativos de outros países; elaboração, coleta e análise de relatórios sobre a conjuntura internacional dos órgãos do governo, ou até de empresas privadas)

Comércio exterior
(identificação de novas oportunidades do comércio e intermédio entre transações de importação e exportações)

 

Regulamentação da profissão 
A profissão não é regulamentada

 

Quantidade média de profissionais
Não existem dados

 

Remuneração média
De R$ 1.2 mil a R$ 2,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão
Não existe uma exigência para exercer a profissão

 

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de relações internacionais ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2