Pedagogia

Atuação dos profissionais graduados em pedagogia não se restringe apenas ao ambiente escolar.

Publicado por Wanja Borges em Ciências Humanas

Compartilhe

Pedagogia atua com compreensão das fraquezas e fortalezas dos alunos
Pedagogia atua com compreensão das fraquezas e fortalezas dos alunos

Considerada uma das cinco áreas de estudo que mais graduam no Brasil, a pedagogia, diferente do que muitos pensam, não se restringe apenas ao ambiente escolar. Os pedagogos também têm a opção de atuar em bibliotecas municipais, empresas de recursos humanos, hospitais, organizações não governamentais e órgãos públicos em diferentes cargos. 
 
Com importância ímpar para a construção de conhecimento e formação da sociedade, a pedagogia visa desenvolver a melhor forma de transmitir conhecimento. Para isso, o profissional planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais voltados para a Educação Básica, compreendendo as fraquezas e fortalezas do aluno. 
 
 
Público-alvo
Saber se comunicar e transmitir ideias são alguns dos principais fatores que influenciam no exercício da profissão de pedagogo. Além disso, planejamento, dinamismo, criatividade, flexibilidade, tolerância, dedicação, atenção e iniciativa são características que contribuem para o sucesso na profissão. Trabalhar em equipe, com equilíbrio emocional, e se manter atualizado também são aspectos imprescindíveis. 
 
 
O curso
A extensão da duração do Ensino Fundamental, de oito para nove anos, comprometeu diretamente a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com a mudança, várias instituições de ensino optaram por antecipar a formação dos professores para os primeiros períodos da graduação. Disciplinas como língua portuguesa, história da educação, sociologia, filosofia, teoria da educação, dentre outras, são ministradas no primeiro ano do curso. Já matérias específicas como psicologia da educação, políticas educacionais, metodologia, gestão, educação de jovens e adultos integram a grade curricular da graduação, normalmente, a partir do segundo ano. Algumas universidades adotam ainda aulas práticas sobre as diversas áreas do ensino e disciplinas optativas para complementar a formação do profissional. Um estágio supervisionado de 300 horas também é exigido pelo MEC. 
 
 
Duração média 
Bacharelado / Licenciatura – 8 semestres
 
 
Mercado de Trabalho
Com a transição de magistério para curso superior, como pré-requisito para exercer a profissão de pedagogo, o mercado de trabalho na área de pedagogia vem crescendo, diuturnamente.  Segmentos como carreira acadêmica, docência e pesquisa, assim como o setor público, concentram a maior parte das oportunidades. Entretanto, áreas inovadoras como educação à distância, elaboração de projetos, consultorias e recursos humanos já demandam este tipo de profissional. É aconselhável título de especialização e domínio de língua estrangeira para se destacar no mercado de trabalho. 
 
 
Formas de Atuação
A atuação do profissional graduado em pedagogia ultrapassa a docência. Além de professor do ensino fundamental, ele também pode atuar como coordenador ou assessor pedagógico, diretor de escola, supervisor de ensino ou secretário de educação. Além disso, existe a possibilidade do pedagogo montar sua própria escola e prestar assessoria educacional às empresas privadas, como formas de trabalho autônomo. Também merece destaque a atuação do profissional na educação de deficientes de áudio-comunicação, em hospitais, resorts e com orientação educacional. 
 
 
Campos de Atuação 
Administração escolar
(gerenciamento de estabelecimentos de ensino, supervisão recursos humanos, materiais, recursos financeiros etc.) 
 
Assessoria 
(assessoria pedagógica em serviços de difusão cultural, de comunicação de massa etc.) 
 
Ensino
(ensino no ensino fundamental, médio, universitário etc.)
 
Educação Especial
(desenvolvimento de material didático, ensino para crianças e adultos portadores de alguma deficiência etc.) 
 
Orientação Educacional
(orientação e auxílio a estudantes no processo de aprendizagem com uso de métodos pedagógicos e psicológicos etc.) 
 
Pedagogia Empresarial
(desenvolvimento de projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs etc.) 
 
Supervisão Educacional
(orientação e avaliação de professores e educadores visando à qualidade do ensino etc.) 
 
Treinamento de Recursos Humanos
(desenvolvimento de programas de treinamento para funcionários de empresas etc.) 
 
Terceiro Setor (ONGs)
(coordenação de programas e projetos de natureza educativa etc.) 
 
 
Regulamentação da profissão 
A profissão de pedagogo ainda não é regulamentada, contudo, dois projetos de lei encontram-se em tramitação na Câmara dos Deputados (PL 4746/98) e no Senado Federal (PL 196/09). 
 
 
Quantidade média de profissionais
1,5 milhão de profissionais graduados em Pedagogia no Brasil
 
 
Remuneração média
R$ 900 a R$ 1,5 mil para profissionais recém-formados 
 
 
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Pedagogia 
 
 
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como pedagogo ou estudante da área. Conte-nos!

 

VEJA TAMBÉM

1 2