Gestão de Cooperativas

Profissionais estruturam e gerenciam cooperativas de diversas áreas por meio da utilização de tecnologias e métodos específicos

Publicado por Silvia Tancredi em Graduação Tecnológica

Compartilhe

Carreira possibilita o aprimoramento das relações humanas
Carreira possibilita o aprimoramento das relações humanas

Criar, planejar, implantar e administrar atividades voltadas às mais diversas formas de cooperativismo com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos associados. Essas são as principais atribuições do aluno graduado em Gestão de Cooperativas, carreira que tem se fortalecido nos últimos anos no Brasil, com investimento na formação e qualificação dos cooperados. 

O profissional trabalhará no gerenciamento de vários setores e níveis de organização de uma cooperativa, aplicando tecnologias e métodos específicos. Quem atua na gestão de cooperativas tem como foco o atendimento aos interesses específicos dos cooperados, estimulando um ambiente participativo, democrático e justo.

O gestor de cooperativas pode ainda estruturar uma cooperativa, por meio do mapeamento das necessidades do público-alvo e análise da viabilidade econômica. Para que a instalação alcance êxito junto aos associados, o profissional não deve se esquecer de fortalecer valores éticos, honestidade, transparência e responsabilidade social. 

Público-alvo
Interessados em cargos executivos e de gestão de cooperativas de qualquer área. É preciso que o aluno saiba trabalhar com o aprimoramento das relações humanas, tenha mentalidade de gestão, possua espírito empreendedor e desenvolva a proatividade. O estudante deve ainda valorizar a cooperação, a solidariedade e o trabalho coletivo.

O curso
Ao longo do curso, os alunos estudam disciplinas gerais como administração, direito, economia, estatística, contabilidade, marketing, direito do trabalho, entre outras. Também são ministradas matérias específicas da área, como gestão de pessoas, administração financeira, empreendedorismo, legislação e ética de cooperativas. Estudantes fazem estágio e trabalho de conclusão de curso. No Brasil, a maioria dos cursos de Gestão de Cooperativas é ofertada na modalidade de ensino a distância.

Duração média
Bacharelado: quatro anos ou quatro anos e meio.
Tecnológico: três anos.

Mercado de Trabalho
Profissionais podem atuar em cooperativas singulares, centrais, federais e confederações de qualquer setor, como as de consumo, mistas, crédito, produção, agrícolas, saúde, trabalho, habitacionais, entre outras. Graduados em gestão de cooperativas têm ainda a possibilidade de trabalhar em organizações não governamentais (ONGs), associações de bairro e de pequenos produtores. 

Formas de atuação
O graduado em Gestão de Cooperativas pode atuar nas áreas de gestão e técnica de diversos setores de cooperativas. Também é possível exercer a função de consultor.

Remuneração média
Entre R$ 1.800 e 2.500.

VEJA TAMBÉM

1 2