Gestão Comercial

O profissional em Gestão Comercial precisar ter postura empreendedora e visão estratégica para assimilar as necessidades comerciais do segmento em que estiver atuando.

Publicado por Érica Caetano em Graduação Tecnológica

Compartilhe

O profissional em Gestão Comercial deve estar se reciclando sempre com novas técnicas comerciais
O profissional em Gestão Comercial deve estar se reciclando sempre com novas técnicas comerciais

A área comercial está constantemente em busca de novas técnicas de expansão e desenvolvimento. Essa atualização se deve por inúmeros fatores, dentre eles, o próprio receio do empreendedor em enfrentar ou até mesmo solucionar os obstáculos que surgem.

O mercado comercial tem buscado atualmente profissionais que dominem técnicas comerciais e utilizem dessas ferramentas para melhorar o desempenho das organizações as quais estão inseridos. É nessa relação que entra a atuação de quem estudou Gestão Comercial.

 

Público-alvo

O aluno precisa ter conhecimentos básicos sobre o ambiente do mercado comercial e ter certo domínio sobre técnicas de negociação. É importante ter também iniciativa, criatividade e segurança na tomada de decisões.

 

O curso

O curso Gestão Comercial oferece uma visão estratégica para o estudante, integrando-o no cenário das relações comerciais da atualidade. Questões ligadas a empreendedorismo, responsabilidade socioambiental e relações interpessoais também são abordadas durante o curso. O aluno terá aulas de fundamentos da contabilidade, matemática para negócios, gestão de processos, introdução à administração, dentre outras disciplinas.

 

Duração média

De 3 a 4 semestres

 

Mercado de Trabalho

O mundo anda cada vez mais globalizado e a troca de mercadorias e informações acontece de forma muito mais rápida. Acompanhando essa vertente, as áreas comerciais seguem a mesma tendência. Por isso, o mercado vem exigindo profissionais com mais capacitação todos os dias. Devido a pouca qualificação de profissionais atuando no comércio, o mercado de trabalho tem sido promissor para quem estuda Gestão Comercial.

 

Formas de Atuação

Após findar o curso, o profissional estará apto a atuar na área de vendas de diversas empresas dos mais variados portes e segmentos. Os cargos podem variar de gerência a coordenação.

 

Campos de Atuação

Estabelecimentos Comerciais

(Coordenação, supervisão e gerência de vendas.)

Escritórios

(Supervisão e consultoria para empresas de segundo setor, como saúde, educação, atacado, varejo etc.)

Empreendimentos Próprios

(Administração e coordenação de vendas tanto de produtos quanto de serviços.)

 

Regulamentação da profissão

O curso Gestão Comercial ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1,5 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso em Gestão Comercial.

Ainda não há um conselho a nível federal para o curso de Gestão Comercial.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão Comercial podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão Comercial ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2