Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Fonoaudiologia

Saiba quais as disciplinas estudadas durante o curso de Fonoaudiologia e onde poderá atuar o profissional após a conclusão do curso.

Publicado por Equipe Mundo Educação
Mulher fonaudiologa com criança
Profissional graduado em Fonoaudiologia pode atuar com pessoas de todas as faixas etárias
Crédito da Imagem: Shutterstock

A Fonoaudiologia é uma área da saúde especializada em resolver os problemas de desordem falada, auditiva e escrita.

Entre suas competências do fonoaudiólogo estão a prevenção, intervenção e reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial. 

Chamada também como foniatria ou terapia da fala, a profissão estuda ainda causas e tratamentos de distúrbios advindos de pessoas de todas as faixas etárias, desde recém-nascido até idoso. 

Para se tornar um fonoaudiólogo não é preciso fazer Medicina, mas um curso de bacharelado em Fonoaudiologia.

Tópicos deste artigo

Público-alvo de Fonoaudiologia 

O fonoaudiólogo precisa, primeiramente, ter facilidade em lidar com outras pessoas e ter aptidão verbal. É importante gostar de atuar nas áreas de educação, comunicação e saúde.

Além disso, características como sensibilidade, observação, atenção, perseverança, interpretação, paciência, objetividade e criatividade também contribuem diretamente para o exercício da profissão. 

Curso de Fonoaudiologia

A faculdade de Fonoaudiologia abrange conteúdo de diversas áreas, como Biológicas, Saúde, Psicologia, Pedagogia, Sociologia e Linguística. Além desses segmentos, são ministradas aulas sobre LIBRAS, ética, estatística, bioquímica, bioestatística, física acústica, dentre outras. 

Nos primeiros períodos, os universitários terão aulas de Anatomia, Histologia e Fisiologia. Matérias específicas como Neurofisiopatologia, Audiologia, Ortodontia, Linguagem Oral, Processamento Auditivo, Saúde Coletiva, entre outras, também integram a grade curricular do curso. 

No curso de Fonoaudiologia também há matérias relacionadas com Ciências Sociais e Humanas, abordando a relevância da comunicação em nossa sociedade.

Para se formar na faculdade, o estudante precisa passar por estágio, geralmente autorizado a partir do 5º período, passar pela fase de atendimentos ambulatoriais e entregar a monografia de conclusão de curso. 

Duração média de Fonoaudiologia 

Bacharelado - 8 a 10 semestres

Mercado de Trabalho de Fonoaudiologia 

O mercado de trabalho para o fonoaudiólogo oferece uma variedade de oportunidades para os profissionais graduados na área. O setor público, atualmente, é um dos segmentos que mais avançam na demanda de fonoaudiólogos e com as melhores remunerações.

Contudo, grande parte dos profissionais ainda se concentra no segmento autônomo, em serviços de fonoaudiologia clínica e atendimento domiciliar. 

Estabelecimentos da área da Saúde e Educação também solicitam os serviços deste profissional cada vez mais para o tratamento de distúrbios de comunicação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, com a exigência da realização de exames audiológicos em trabalhadores expostos a ruídos, o segmento de Medicina do Trabalho também se destaca.

Outros profissionais que requisitam bastante o trabalho da Fonoaudiologia são cantores, jornalistas e palestrantes.

O fonoaudiólogo cuida do que diz respeito ao tratamento, acompanhamento e auxílio  destes com suas vozes e, respectivamente, respiração.

Para esses profissionais é necessário o acompanhamento do fonoaudiólogo a fim de evitar problemas e/ou quando estes já existem, o tratamento.

Cuidados com as cordas vocais, exercícios para a reabilitação e aperfeiçoamento das mesmas estão entre as atividades realizadas. 

Formas de Atuação de Fonoaudiologia 

Além da área de Audiologia, os fonoaudiólogos também atuam, em equipes interprofissionais, em hospitais, postos e unidades básicas de saúde, como docentes em cursos de graduação e pós-graduação, com atendimento clínico, em consultórios particulares.

Além disso, ainda podem ser responsáveis por programas de saúde auditiva no setor público, a exemplo do Teste da Orelhinha, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), dentre outros. 

Campos de Atuação de Fonoaudiologia 

Audiologia

Promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação da função auditiva e vestibular; realização de testes e elaboração de programas de redução de barulho em fábricas; seleção e adaptação de aparelhos para correção de problemas auditivos 

Linguagem

Prevenção e tratamento de distúrbios da fala, comunicação suplementar ou alternativa; auxílio a crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral

Motricidade oral

Pesquisa, avaliação e tratamento de problemas relacionados com a sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala; aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial

Saúde Coletiva

Promoção e apoio ao aleitamento materno; promoção da saúde da criança e do adolescente nos aspectos da fala, audição, linguagem oral e escrita, voz e motricidade orofacial; promoção e proteção à Saúde do Trabalhador, ao envelhecimento saudável

Voz

Aplicação de técnicas para aperfeiçoamento da articulação, respiração, entonação e pronúncia, avaliação, prevenção e tratamento de problemas como rouquidão, sequelas de tumor e alteração no tom da voz, aplicação de exercícios vocais e orientações para cantores, apresentadores, palestrantes 

Regulamentação da profissão de Fonoaudiologia 

Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981
Decreto nº 87.218, de 31 de maio de 1982

Salário de Fonoaudiologia 

Segundo o site da Catho, a média salarial de um profissional de fonoaudiologia em início de carreira é R$ 2.100.

Geralmente, no início da profissão o fonoaudiólogo provavelmente terá que atuar junto a outro profissional maior, seja por meio de clínica, hospitais etc, até que consiga obter experiência suficiente para a atuação autônoma. 

A mesma coisa acontece com a questão salarial, que tende a crescer a medida que o profissional adquire maior experiência.

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Fonoaudiologia;
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro