Comércio Exterior

No Brasil é crescente a demanda por profissionais que tenham qualificação para atuar como profissionais de Comércio Exterior.

Publicado por Érica Caetano em Graduação Tecnológica

Compartilhe

Nessa área é preciso que o profissional seja bastante empreendedor
Nessa área é preciso que o profissional seja bastante empreendedor

Assim como a globalização, as relações comerciais internacionais andam cada vez mais aquecidas e com crescimento contínuo. Com esse mercado constantemente em expansão e aberto para a ampliação de negócios referentes à importação e exportação, surgem inúmeras oportunidades para o profissional de Comércio Exterior.

O profissional desta área é o responsável pela análise das tendências de mercado, principalmente no que se refere ao mercado internacional. Além disso, é ele que cuida da elaboração de estratégias de marketing e de negócios que se enquadrem na negociação de mercado que estiver sendo realizada.

 

Público-alvo

O estudante interessado em fazer o curso precisa ser inovador, criativo e empreendedor. É importante ressaltar que durante as aulas não está entre as disciplinas o aprendizado de idiomas estrangeiros, e é de suma importância que o técnico em Comércio Exterior tenha, no mínimo, um curso de inglês intermediário. Ter facilidade em comunicação também ajudará na busca pelo emprego após o término do curso.

 

O curso

O curso tecnológico em Comércio Exterior é formado basicamente de matérias da área de exatas. Durante as aulas, o estudante desenvolve atividades ligadas a questões comerciais, diplomáticas, de importação e exportação. Dentre as disciplinas estão direito internacional e legislação aduaneira, economia, administração e marketing.

 

Duração média

De 3 a 4 semestres

 

Mercado de Trabalho

O Brasil passa por um momento de evidência no mundo. Estudos apontam um desenvolvimento crescente no que diz respeito ao mercado interno e externo. Consequentemente, devido a esse desenvolvimento, as indústrias precisam produzir mais e o comércio vender mais, ocasionando um aumento significativo nas importações e exportações. Com isso, cresce também a necessidade de tecnólogos em Comércio Exterior com conhecimento e capacitação para absorver as vagas que o mercado de trabalho está disponibilizando.

 

Formas de Atuação

Ao findar o curso, o tecnólogo pode atuar profissionalmente em grandes indústrias ou no comércio, em instituições privadas, empresas que possuem departamentos de comércio exterior e que atuam com logística, organizações financeiras e de transporte internacional.

 

Campos de Atuação

Autônomo

(Atuando como empresário ou trabalhando por conta própria, montando seu próprio negócio.)

Consultoria

(Prestação de consultoria e assessoria a empresas da área de mercado, exportação etc.)

Empresas Públicas

(Produção de relatórios com avaliações do mercado para efetivar negócios do governo, acompanhamento do processo, avaliação de contratos e orientação às empresas do setor público.)

Empresas Privadas

(Assessoria, investir e analisar os mercados, produzir relatórios com tendências do mercado e acompanhar negociações internacionais.)

 

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 2 mil a 3 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso tecnológico em Comércio Exterior. Ainda não há um conselho a nível federal deste curso.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Comércio Exterior podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

Já os profissionais graduados como bacharéis em Comércio Exterior podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Economia (CORECON).

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de Comércio Exterior ou estudante da área. Conte-nos!

 

VEJA TAMBÉM

1 2