Home Guia de Profissões Artes e Design Cinema e Audiovisual

Cinema e Audiovisual

Entre outras atribuições, o curso forma profissionais para atuarem na produção de conteúdos para cinema, televisão e internet.

Publicado por Rafael Batista em Artes e Design

Compartilhe

O profissional de Cinema e Audiovisual atua em todas as fases de produção de material cinematográfico, da pré a pós-produção.
O profissional de Cinema e Audiovisual atua em todas as fases de produção de material cinematográfico, da pré a pós-produção.

As constantes inovações na indústria cinematográfica e audiovisual faz com que o mercado esteja sempre aquecido e em permanente expansão, carecendo de mão de obra especializada e em constante atualização. A graduação em Cinema e Audiovisual prepara os profissionais que vão atuar em todas as fases da produção cultural deste ramo.

Mesmo com as diversas possibilidades de atuação dentro deste mercado, a necessidade de domínio básico das técnicas de produção é indispensável. Além da criação de conteúdo para as telonas, a graduação forma profissionais aptos a aplicarem as técnicas de linguagem audiovisual para outros meios, como televisão e internet.

Público-alvo

Uma das habilidades que são necessárias para quem deseja ter sucesso nesta área é a criatividade, seja para desenvolver novos formatos e linguagens ou criar roteiros. Outras competências podem facilitar a atuação do cineasta, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

É fundamental que o indivíduo tenha capacidade de comunicação interpessoal e a facilidade para trabalhar em grupo. Além disso, é necessário estar bem atualizado sobre o mundo e as culturas ao seu redor para possibilitar a produção de conteúdos mais densos e informativos.

O curso

Apesar de contar com disciplinas bem abrangentes, como Filosofia, Sociologia e Antropologia, a proposta pedagógica do curso de Cinema e Audiovisual conta com um conteúdo próprio. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas bem específicas da área, como Análise da Imagem, Animação, Cinematografia e História da Arte.

Há uma grande preocupação para que o aluno seja capaz de assimilar todos os processos da produção em cinema, incluindo ideia, roteirização e as técnicas de pré e pós-produção. Outras competências que são desenvolvidas ainda na academia estão ligadas à fotografia, figurino, iluminação, edição e som.

Duração média

O curso tem em média 8 períodos ou 4 anos.

Mercado de Trabalho

Segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o mercado nesta área está em pleno crescimento. Cada vez mais pessoas têm procurado o cinema como opção de lazer e há uma progressiva demanda por filmes nacionais, o que gera novas oportunidades de emprego.

Além das produtoras independentes, as emissoras de televisão aberta ou fechada, empresas do ramo publicitário e os canais da internet (WebTV e Webcinema) também absorvem os egressos do curso de Cinema e Audiovisual.

Formas de Atuação

O cineasta formado, além de atuar diretamente na indústria cinematográfica, pode trabalhar na curadoria de eventos culturais e no desenvolvimento de projetos para a captação de recursos aplicados na produção e exibição projetos artístico-culturais.

Ainda no ramo cinematográfico, há a possibilidade de atuar como agente de mercado, distribuindo e exibindo o material de outros produtores. A comunicação empresarial e a produção de peças publicitárias também são alternativas para o exercício da profissão.

Campos de Atuação

Produção independe ou em agências
- Filmes de curta, média e longa-metragem, seriados de TV ou de Internet

Políticas públicas
- Captação de verba para projetos artístico-culturais e produções apoiadas na Lei 12.458/2011, que regula a exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura;

Curadoria
- Produções e curadorias de mostras cinematográficas;

Crítica
- Análise de cinema em veículos de comunicação;

Publicidade
- Agências de Publicidade, de Notícias e de Conteúdo;

Edição
- Finalização de videoclipes e atuação junto a estúdios de gravação de áudio, produção de dublagem, legendagem e audiodescrição

Internet
- Canais de streaming de vídeo e webséries.

Regulamentação da profissão

As disposições sobre a profissão de Cineasta estão contidas na Lei 6.533 de 1978, que trata das Profissões de Artistas e de Técnicos em Espetáculos de Diversões.

Remuneração média

Os rendimentos deste profissional variam bastante, conforme a empresa ou o porte da produção que será executada. No entanto, a média salarial em início de carreira é de R$ 2,3 mil.

Exigências para o exercício da profissão

O mercado brasileiro não impõe exigências legais para o exercício da profissão, mas a crescente demanda na área de Cinema e Audiovisual tem exigido cada vez mais preparação técnica dos profissionais.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Cinema e Audiovisual ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2