Ciências Sociais

O profissional formado em Ciências Sociais poderá atuar em vários segmentos e ambos envolvem questões ligadas a aspectos da sociedade.

Publicado por Érica Caetano em Ciências Humanas

Compartilhe

O sociólogo busca por meio de estudos o entendimento dos diversos tipos de sociedade
O sociólogo busca por meio de estudos o entendimento dos diversos tipos de sociedade

O curso de Ciências Sociais busca, por meio de estudos aprofundados, o conhecimento sobre o que diz respeito a formação, estrutura, organização, desenvolvimento e funcionamento dos mais variados tipos de sociedade. Com isso, compreende de forma mais precisa aspectos relacionados a diversidade cultural humana e suas respectivas relações. 

Algumas instituições podem ofertar esta graduação com outras nomenclaturas. É o caso dos cursos de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, que são, na verdade, habilitações do curso de Ciências Sociais. Mas basicamente os estudos de ambos se aprofundam num mesmo tema, se diferenciando as vezes pelo foco da abordagem do conteúdo em si.

Público-alvo
A graduação destina-se àqueles que tenham facilidade com grande demanda de leitura e que possam fazer um bom acompanhamento do contexto de questões sociais, políticas e culturais da sociedade. Os estudos do Cientista Social são em torno das áreas de Ciência Política, Sociologia e Antropologia, já citadas anteriormente neste texto.

Curso
O curso de Ciências Sociais não é uma graduação recente. Tem como base na grade curricular as disciplinas de Sociologia, Antropologia, Economia, Psicologia, Estatísticas, Geografia, História, Política, dentre outras. Geralmente, a partir do terceiro período do curso os candidatos começam a pegar disciplinas optativas como, por exemplo, Transformações Históricas Contemporâneas, Teoria Política Contemporânea, Estado e Cidadania, Fundamentos da Sociologia da Educação, Metodologia e Técnica de Pesquisas, dentre outras. E como todos os cursos superiores exigem, ao finalizar a graduação é necessária a confecção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conhecido também como Monografia. 

Duração média
Em média: 8 semestres (4 anos)

Mercado de Trabalho
Apesar de ter uma atuação bem abrangente, o profissional formado em Ciências Sociais é encontrado em maior número no ambiente educacional, como em escolas e faculdades, trabalhando principalmente como educador e professor. No caso do ensino superior, para lecionar Sociologia é exigido também o mestrado na área. A maioria das universidades federais exige, ainda, o Doutorado. No entanto, o Cientista Social que não deseja seguir a carreira acadêmica pode atuar também na esfera de políticas públicas, institutos de pesquisas e ONGs, já que estas vertentes necessitam do conhecimento técnico e científico do profissional.

Formas de Atuação
O profissional formando em Ciências Sociais poderá trabalhar em diferentes segmentos relacionados à área, tanto em empresas privadas quanto públicas, além de educacionais, governamentais e segmentos do Terceiro Setor. A atuação fora do meio educacional em grande parte das vezes se dá por meio de consultorias, projetos, estudos, planejamentos ou, ainda, como pesquisadores.

Campos de Atuação

Sociólogo
(Trabalha investigando as formas, estruturas e dinâmica de como funciona e atua as sociedades da atualidade, por meio da história e das transformações ocorridas nas organizações sociais);

Antropólogo
(Estudando, avaliando e pesquisando as diferentes formas de cultura do homem e da sociedade em que vive);

Cientista Político
(Analisando as instituições políticas bem como os seus respectivos comportamentos, além de políticas públicas utilizadas para determinada população);

Lecionando aulas
(Atuando como professor seja do Ensino Médio ou superior, coordenando cursos de graduação e pós-graduação);

Cientista Social
(Acompanhamento, estudo, análise e avaliação referente aos acontecimentos ou ainda sobre as ocasiões e comportamentos de determinado grupo social e a relação com os demais aspectos da sociedade);

Consultorias
(Atuando no acompanhamento e avaliação de estatísticas, pesquisa e planejamentos);

Terceiro Setor
(Acompanhamento, avaliação e administração de questões referentes a atividades culturais, meio ambiente, habitação dentre outros temas sociais).

Regulamentação da profissão
A profissão de Sociólogo é regulamentada pela Lei nº 6.888, de 10 de dezembro de 1980 e Decreto nº 89.531/84. 

Remuneração média
O salário inicial médio do profissional formado em Ciências Sociais dependerá muito do setor de atuação, se público ou privado. A média mínima é de R$ 1,6 mil.

Exigências para o exercício da profissão
Para o exercício da profissão é exigido atualmente do profissional em Ciências Sociais o seu diploma de graduação, já que ainda não foi aprovada a criação do Conselho Federal e Regional de Ciências Sociais. Mas os profissionais podem ser dirigir as Gerências Regionais do Trabalho e solicitar seu Registro Profissional. O número será catalogado em sua carteira de trabalho.

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Ciências Sociais ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2