Biologia

Curso Superior em Biologia trabalha diretamente com projetos focados na preservação da vida.

Publicado por Wanja Borges em Ciências Biológicas

Compartilhe

Profissional de Biologia se caracteriza pelo estudo de organismos vivos e suas interações com o ambiente
Profissional de Biologia se caracteriza pelo estudo de organismos vivos e suas interações com o ambiente

Considerada uma das profissões mais promissoras, tanto no presente quanto no futuro, o ramo da biologia vem se destacando principalmente por conta da discussão acerca da manutenção dos recursos naturais e continuidade da vida da espécie humana. Com uma vasta possibilidade de atuação, a profissão se caracteriza pelo estudo de organismos vivos e suas interações com o ambiente.  

Dentre as várias responsabilidades do biólogo, destaca-se o estudo, análise e classificação dos seres vivos e suas características; pesquisa sobre a aplicação dos organismos na indústria, medicina e fabricação de medicamentos; elaboração de laudos sobre impactos no meio ambiente, além de aulas, emissão de relatórios etc. No geral, o segmento de Biologia é considerado um dos mais aquecidos atualmente. 

 

Público-alvo
Para atuar no segmento de biologia, é desejável que o estudante tenha capacidade de análise, concentração, observação, curiosidade e goste de matemática, ciências e pesquisa. Além disso, ter memória apurada, manter-se atualizado e com exatidão também são características que contribuem para o bom exercício da profissão. Profissionais com perfil generalista, crítico, ético e solidário costumam se destacar na área. 

 

O curso
Normalmente, as graduações em Biologia são oferecidas em duas modalidades diferentes: licenciatura e bacharelado. Contudo, algumas instituições de ensino optam por oferecê-las em conjunto. Neste caso, os estudantes permanecem por mais seis meses no curso para receber os dois diplomas. No início da graduação, são ministradas aulas mescladas de química, física e matemática e de disciplinas específicas, a exemplo de ecologia, botânica, zoologia, anatomia, geologia, botânica etc. Além disso, aulas práticas também compõem a grade curricular da graduação. 

 

Duração média 
Bacharelado e Licenciatura – 8 a 10 semestres

 

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para biólogos está em alta e com perspectivas de crescimento, principalmente nos segmentos de biotecnologia, genética e sustentabilidade. Oportunidades no setor público ainda são escassas, por isso, o mercado privado concentra grande parte das vagas, por exemplo, em áreas de gestão ambiental, turismo ecológico, manejo do desenvolvimento sustentável e adequação à legislação. 

 

Formas de Atuação
O profissional graduado em Biologia pode atuar em laboratórios de análises clínica e ambiental, escolas, hospitais, usinas de álcool, indústrias, parques, dentre outros. Além das atividades de pesquisa e de ensino, o biólogo também sai da graduação capacitado para trabalhar em empresas de consultoria de eventos e prevenção, conservação e melhoramento do meio ambiente. Dentre as principais especializações da Biologia, destacam-se a biomedicina, engenharia biomédica, engenharia genética, biotecnologia etc. 

 

Campos de Atuação 
Bioinformática
(Desenvolvimento de programas de computação para uso em pesquisas genéticas, etc.) 

Biologia de organismos aquáticos
(Pesquisa do cultivo, reprodução e beneficiamento de animais, organismos no mar ou em água doce, etc.) 

Controle de pragas e vetores
(Planejamento e aplicação técnica para controlar a transmissão de doenças entre animais, diminuir o impacto de pragas em lavouras, etc.)

Ensino
(Aulas no Ensino fundamental e Médio. Os bacharéis, em faculdades. Ambos podem, ainda, desenvolver ações educativas em museus e unidades de conservação.)

Genética e Biotecnologia
(Criação, manipulação, reprodução e estudo de organismos em laboratório; pesquisa de micro-organismos em medicamentos, exames de diagnóstico de DNA, etc.)  

Gerenciamento costeiro
(Administração do uso do mar e do solo em regiões costeiras com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região, etc.) 

Meio ambiente
(Promoção de programas de preservação de animais e vegetais, levantamento de populações de plantas e animais, elaboração de relatórios de impacto ambiental, recuperação de ambientes degradados, etc.) 

Microbiologia
(Investigação de bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios, etc.) 

 

Regulamentação da profissão 
Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979

 

Quantidade média de profissionais
70 mil biólogos no Brasil em 2010 

 

Remuneração média
R$ 3.732 (6 salários mínimos) para jornada de trabalho de 30 horas semanais
R$ 5.287 (8,5 salários mínimos) para jornada de trabalho de 40 horas semanais 

 

Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Biologia;
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Biologia.

 

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como biólogo ou estudante da área. Conte-nos!

 

VEJA TAMBÉM

1 2