Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Artes Visuais

A ampla área de atuação faz com o que o curso de Artes Visuais envolva técnicas de diversas modalidades artísticas.

Publicado por Rafael Batista
O profissional de Artes Visuais é o responsável por desenvolver e executar projetos artísticos em diversas áreas.
O profissional de Artes Visuais é o responsável por desenvolver e executar projetos artísticos em diversas áreas.

O curso de Artes Visuais contempla o estudo das várias possibilidades de expressão visual, como o desenho, pintura, gravura, fotografia e cinema. Outras artes, como escultura, arquitetura, moda, decoração e paisagismo, apesar de estudadas por outras áreas, também entram na lista de atividades do Artista Visual.

Há ainda algumas formas de artes visuais e também dramáticas que podem ser estudadas e desenvolvidas por este profissional, tais como teatro, novela, música, ópera, cinema, vídeo-arte, arte corporal e arte interativa. Além dessas, existem segmentos contemporâneos, como a novela e o web design, que são considerados Artes Visuais.

Basicamente, o que diferencia esta modalidade artística das Artes Plásticas é que esta última, num sentido mais restrito, envolve a utilização de materiais como a argila ou gesso e que podem ser moldados, geralmente em três dimensões. O termo Artes Visuais é usado para definir um contexto mais amplo, sobretudo para incluir as formas de artes mais recentes.

Tópicos deste artigo

Público-alvo

Apesar do sentido definido pela expressão “arte”, para cursar a graduação em Artes Visuais não é necessário ser um artista nato, pois o mercado de trabalho para este profissional não se reduz apenas aos ateliês. No entanto, possuir sensibilidade artística pode ser um diferencial para quem deseja um espaço no mercado de trabalho.

É indispensável que aqueles que desejam cursar Artes Visuais sejam versáteis em suas habilidades, pois ao mesmo tempo que fará uso dos materiais artísticos tradicionais, como tinta, argila e gesso, também deve trabalhar com programas de computador e outras ferramentas tecnológicas. Disciplina, autenticidade e senso crítico são outras características importantes.

O curso

O curso de Artes Visuais conta com um projeto pedagógico que tende a desenvolver habilidades para que o estudante seja capaz de fazer uso dos diversos modos de linguagens para elaborar ou conduzir projetos artísticos. O currículo desta graduação possui relações teóricas e práticas com outros cursos, como o de Artes Plásticas e História da Arte, por exemplo.

Na grade de disciplinas há matérias bem gerais, como Cultura Popular, Teoria da Comunicação, Sociologia e Pensamento Filosófico, e também conteúdos específicos, como Arte e Educação, Produção Artística, Processos de Criação e Linguagem Corporal.

Há duas modalidades de curso dentro da graduação em Artes Visuais: Bacharelado e Licenciatura. A grade curricular das duas possibilidades é bem parecida, o que permite ao estudante complementar uma com a outra, ampliando ainda mais a possibilidade de atuação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso de licenciatura tem como objetivo formar professores para elaborar e organizar práticas de ensino das artes visuais para os diferentes níveis da educação básica. No caso do bacharelado, a preparação é voltada para os estudantes que desejam atuar nos segmentos de artes já existentes, aprimorando técnicas ou desenvolvendo novas possibilidades.

Em algumas instituições de ensino, ao optar pelo bacharelado, o estudante pode escolher uma das seguintes habilitações: Escultura, Gravura, Multimídia e Intermídia e Pintura.

Duração média

8 semestres – 4 anos

Mercado de Trabalho

Com a modernização das técnicas de produção artística e ampliação das possibilidades de atuação, o mercado de trabalho nesta área está sempre a procura de profissionais atualizados e polivalentes. Além do ensino da Arte, nos diversos níveis da educação, a produção de trabalhos midiáticos abre novas oportunidades para o egresso desse curso.

Alguns profissionais escolhem atuar de forma autônoma, montando seu próprio ateliê para desenvolver seus trabalhos. Neste caso, também há uma grande possibilidade de sucesso, com um mercado aquecido e em expansão.

Formas de Atuação

A demanda de profissionais é constante na área da educação, havendo oportunidades no ensino básico de escolas particulares e públicas, e em instituições de ensino superior, seja na docência ou em cursos livres e de extensão. Os processos modernos de produção de artes faz com que o Artista Visual encontre possibilidade de trabalho na produção de sites ou emissoras de televisão, por exemplo.

É possível atuar ainda no poder público, como curador de museus e exposições, ou em instituições privadas e do terceiro setor, organizando eventos artísticos e mostras culturais.

Campos de Atuação

Professor
- Ensino fundamental, médio e educação superior;

Ateliê próprio
- Criação de obras de artes para a venda;

Iniciativa privada
- Galerias e empresas de restauração de obras de artes;

Agências de propaganda e marketing
- Aplicação de técnicas artísticas em conteúdos multimídia e de comunicação;

Gestão de eventos e instituições
- Curadoria de museus e eventos artísticos, organização de exposições e mostras culturais.

Regulamentação da profissão

Apesar de ser reconhecida e registrada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a profissão de Artista Visual não é regulamentada por uma lei própria. Segundo o Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos (Sinap), que também representa os artistas visuais, há um processo para regulamentação em andamento, mas não há prazo para acontecer.

Remuneração média

Os salários dos profissionais desta área dependem do segmento e da região do país, mas um Artista Visual em início de carreira pode ter os rendimentos mensais variando entre R$ 900 a R$ 2 mil. 

Exigências para o exercício da profissão

Os profissionais que pretendem atuar como autônomos, em galerias ou na restauração de obras, a escolaridade não é requisito imprescindível. No entanto, há tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável a qualificação. No caso da docência, o profissional deve apresentar formação superior em Licenciatura.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como artista visual ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa