Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Transformações tecnológicas no Enem

As recentes inovações no campo das ciências e das informações ampliam a possibilidade de presença de questões relacionadas com as transformações tecnológicas no Enem.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
As transformações tecnológicas cada vez mais se fazem presentes no cotidiano social
As transformações tecnológicas cada vez mais se fazem presentes no cotidiano social

Olá, pessoal! Hoje falaremos um pouco sobre a questão das transformações tecnológicas no Enem!

As sociedades e suas técnicas vêm se modernizando de forma cada vez mais acelerada, com uma quantidade cada vez maior de conhecimentos produzidos e utilizados para promover a produção de novas mercadorias e ampliar os sistemas de serviços para atender (e também criar) às novas demandas do cotidiano. Esse processo é responsável, pois, por alterar significativamente a produção do espaço e a maneira com que o homem se relaciona com o meio, motivo que leva esse tema como um potencial para surgir nos vestibulares e, principalmente, no Enem.

As antigas e recentes transformações tecnológicas no Enem podem ser cobradas de diferentes formas pela banca examinadora, pois se trata de uma questão bastante abrangente, englobando conhecimentos que vão das ciências humanas até as exatas e biológicas. No nosso caso, observaremos alguns pontos de como esses elementos reproduzem-se no espaço geográfico.

Quando falamos de transformações tecnológicas, é impossível não citar dois fenômenos balizados pela atual etapa do capitalismo: a III Revolução Industrial e a Globalização. Esses dois temas são de estudo obrigatório por parte do candidato, que deve compreender os seus períodos históricos e a forma com que eles atuam no processo de produção do espaço.

A III Revolução Industrial proporcionou o avanço dos meios de transporte e telecomunicações, colaborando para o encurtamento das distâncias e o aumento da velocidade sobre as constantes invocações científicas. Antigamente, um deslocamento entre regiões de um mesmo continente, por exemplo, levava semanas ou até meses para terminar; atualmente, os voos mais longos do mundo duram, em média, 18 horas (se não considerarmos as conexões e escalas).

Por isso, há a impressão de que o mundo esteja menor do que antes, enquanto o tempo também não é mais um impeditivo para determinadas ações. Fala-se, portanto, da compressão tempo-espaço, conceito que o estudante deve estar atento para a prova do Enem, pois é essa dinâmica que vem propiciando a difusão do processo de globalização, caracterizando a chamada “era da informação”.

Outro ponto que o candidato não pode esquecer em seus estudos é sobre como essas transformações alteram a vida nas cidades, com destaque para a formação das cidades globais, e no campo, sobretudo pelas ações da chamada Revolução Verde e suas consequências.

Por fim, e não menos importante, o candidato deve compreender o conceito de meio técnico-científico-informacional, desenvolvido pelo geógrafo Milton Santos e amplamente difundido em livros didáticos e, inclusive, na prova do ENEM de 2013, conforme podemos analisar a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

________________________

De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.

HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)

a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.

b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.

c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.

d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.

e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

_________________________

Nessa questão, a banca busca estabelecer uma correlação entre as transformações tecnológicas através do uso das técnicas e o desenvolvimento dos transportes no território brasileiro, com ênfase na noção de intermodalidade, ou seja, a interligação entre os diferentes meios de transportes. No caso do Brasil, a grandeza do território é a grande justificativa para a implantação desse tipo de sistema, uma vez que as novas técnicas relacionadas com o meio informacional voltam-se justamente para o encurtamento das grandes distâncias, permitindo-nos assinalar a letra B do exercício.

Portanto, a dica é que o candidato prepare-se para enfrentar questões relacionadas com as transformações tecnológicas no Enem, compreendendo as suas causas, os seus efeitos e os principais conceitos, a exemplo do que citamos acima. Outra recomendação é que o candidato sempre acompanhe notícias e acontecimentos relacionados com a implementação de novas técnicas, meios e equipamentos, como as recentes experiências com os chamados drones, pequenos veículos não tripulados. Eles representam as novas formas com que a humanidade modifica o espaço geográfico.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa