Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem

Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem

Saiba o que você pode fazer com as notas do maior exame educacional do Brasil

Publicado por Silvia Tancredi
Resultado do Enem traz muitas dúvidas
Resultado do Enem traz muitas dúvidas

Agora que você tem o Gabarito Oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 em mãos, fica a expectativa de qual será sua nota, não é mesmo? Fique calmo (a)! O resultado oficial  do Enem 2021 já saiu e pode ser visto aqui! 

Enquanto o resultado do Enem não é publicado, que tal saber como é definida a nota e como a pontuação pode ser utilizada? Confira: 

Como vejo meu resultado?
Para conferir as suas notas, você deve acessar o site oficial do Enem. Em seguida, é necessário clicar na página do participante e inserir o número do seu CPF e a senha. Essa é a única maneira. O Ministério da Educação (MEC) já informou que não envia o resultado por carta ou por e-mail. 

Eu passei no Enem?
Diferente dos vestibulares, nos quais os candidatos fazem as provas e, depois, obtêm a classificação, no Enem não há lista de aprovados. Isso significa que fazer o exame educacional não é garantia de ingresso direto em universidades. Veja mais informações

Como calculo a minha nota?
Somente o Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), organizador do Exame, pode calcular as notas do Enem. Mas sabemos que elas são mensuradas por um método complexo, chamado Teoria de Resposta ao Item, mais conhecido como Sistema TRI. Confira todos os detalhes

Posso entrar com recurso contra o resultado do Enem?
O Inep não aceita pedidos de revisão da nota do Enem. Os participantes têm acesso ao espelho da correção da redação, mas não podem entrar com recursos. A vista é apenas para fins pedagógicos. Nas últimas edições, alguns participantes entraram na Justiça para rever a nota, principalmente a da redação, mas não tiveram tanto sucesso. 

Como foi corrigida a minha redação do Enem?
Dois corretores avaliam o texto. Se houver divergências, entra um terceiro. Todos devem analisar se a redação contém as cinco competências expressas no Edital do Enem, tais como domínio da norma padrão e da estrutura da dissertação argumentativa, compreensão do tema proposto e elaboração da proposta de intervenção do problema abordado.

Quem tira nota 1.000 na redação do Enem?
Em todas as edições do exame educacional, poucos participantes atingiram essa pontuação. Em 2020, por exemplo, apenas 28 estudantes conseguiram essa nota. Sabemos que se dão bem aqueles que seguem à risca as cinco competências mencionadas acima. Saiba mais

Quais foram as notas mínimas e máximas do Enem?
Não existe um valor pré-determinado, pois os valores variam conforme as características dos itens de cada edição do Exame. No Enem de 2014, por exemplo, a menor nota foi 306,2 (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias) e a maior 973,6 (Matemática e suas tecnologias). Isso significa que, entre todos os participantes, essas foram notas mais baixas e altas, não necessariamente em uma escala de 1 a 1.000. Veja mais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como uso o Enem para entrar em universidades?
Com as notas em mãos, você já pode ingressar em instituições que aceitam o desempenho no Enem. Para isso, deve ficar atento ao período de inscrições dos  processos seletivos.

Você também pode entrar na universidade do seu interesse ao participar de programas educacionais do governo. Nesse caso, também é necessário apresentar as notas do Enem. Mas, antes, para avaliar se tem essa possibilidade, sugerimos que calcule a média do Enem. Confira abaixo os detalhes de cada programa. 

SiSU: grande parte das universidades federais adota o Sistema de Seleção Unificada como forma de ingresso. Por ano, são duas edições, sendo uma em janeiro e outra em julho. O prazo de inscrições costuma ser curto, por isso é necessário acompanhar o cronograma divulgado pelo MEC. Para participar, você deve fazer o cadastro no site do programa e candidatar-se à vaga do seu interesse. Se as suas notas forem maiores que a nota de corte do SiSU, você será selecionado. 

ProUni: o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo em universidades particulares. Somente podem se inscrever os candidatos que fizeram a última edição do Enem e tiraram, no mínimo, 450 na média das cinco provas e não zeraram a redação. As inscrições são feitas em período estipulado pelo MEC e em site próprio.

Fies: quem já fez as provas do Enem também pode utilizar o desempenho alcançado para financiar sua graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil. São exigidas as mesmas médias que o ProUni e o cadastro também é feito no site do programa. 

Posso estudar fora do Brasil usando notas do Enem?
Sim. O MEC firmou acordo com mais de 50 instituições de ensino portuguesas que passaram a adotar o Enem como forma de ingresso para estudantes brasileiros. Tem interesse? Confira quais são as universidades

E então, tirou as suas dúvidas, super vestibulando? Esperamos que sim, mas, caso ainda tenha alguma, deixa-a nos comentários e faremos o possível para procurar a resposta para você. 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023