Temas da redação no Enem

Saiba quais foram os temas da redação do Enem de todos anos e se prepare para as provas do maior exame educacional do país

Publicado por Érica Caetano em Dicas de Linguagens e Redação para o Enem

Compartilhe

Apesar de muitos estudantes tentarem, é pouco provável acertar o tema da redação do Enem
Apesar de muitos estudantes tentarem, é pouco provável acertar o tema da redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é formado por provas objetivas e por uma redação. Esta última é, inclusive, um dos itens com maior peso na prova, sendo considerada muito importante e de grande relevância para aqueles que desejam sair bem no Enem.

Mais importante do que a redação em si, o tema exigido para a confecção do texto gera bastante expectativa nos participantes. Muitos tentam durante os estudos adivinhar o possível tema da redação do Enem, lendo revistas de atualidades, notícias e reportagens de temas com grande visibilidade na mídia.

No entanto, por mais que se especule sobre o tema da redação do Enem, não é muito provável ter sucesso acertando o mesmo antes das provas. E analisando os temas de todas as provas do Exame já realizadas, nota-se que, na maioria das vezes, não são abordados temas atuais. Geralmente, são questões ligadas a Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Para melhor avaliação, o Super Vestibular listou os temas da redação do Enem desde a sua primeira edição. Confira:

Enem 1998 - Viver e Aprender
Enem 1999 - Cidadania e participação social
Enem 2000 - Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?
Enem 2001- Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
Enem 2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
Enem 2003 - A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
Enem 2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
Enem 2005 - O trabalho infantil na realidade brasileira
Enem 2006 - O poder de transformação da leitura
Enem 2007 - O desafio de se conviver com a diferença
Enem 2008 - Máquina de chuva da Amazônia* : neste ano, o tema da redação do Enem foi uma frase
Enem 2009 - O indivíduo frente à ética nacional
Enem 2010 - O trabalho na construção da dignidade humana
Enem 2011- Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
Enem 2012 - Movimento imigratório para o Brasil no século 21
Enem 2013 - Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Enem 2014 - Publicidade infantil em questão no Brasil
Enem 2015 - A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Enem 2016 - 1ª aplicação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Enem 2016 - 2ª aplicação: Caminhos para combater o racismo no Brasil!

Meio Ambiente e Enem

Os temas das redações do Enem dos anos de 2001 e de 2008 envolveram questões ambientais e de interesse da sociedade como um todo, sugerindo que o estudante refletisse sobre aspectos ligados a preservação ambiental, a conscientização da população e os trabalhos necessários para que isto de fato aconteça de forma efetiva.

Com isso, sai na frente o estudante que esteja apto a escrever com informações consolidadas acerca de assuntos ligados ao Meio Ambiente, como aspectos relacionados à fauna e flora brasileira, desenvolvimento sustentável, questões ambientais do Brasil e do mundo, racionamento de água, superaquecimento global, conflitos indígenas, movimentos agrários no Brasil e grande latifundiários, desastres ambientais, desmatamento e preservação da Amazônia.

Direitos Humanos e Enem

É notório que, exceto os dois temas citados, a grande parte dos demais estão diretamente ligadas a assuntos que abordam questões que envolvem Direitos Humanos. Seja a temática por meio de aspectos referentes à cidadania, de respeito ao cidadão e seus direitos, questões ligadas à violência de determinado grupo ou como um todo, preconceito (religioso, racial, de gênero e etc), criação de novas leis, a respeito do voto e direito a democracia, movimentos populares, dentre outros. 

Temas do Enem, geralmente,
envolvem direitos humanos

Nessa vertente, o estudante terá destaque se apresentar conhecimento sobre o que envolve nossa Constituição bem como os direitos e deveres dos cidadãos, ter em mente dados estatísticos sobre questões difundidas no país, como os diversos tipos de desigualdades e violências. 

Além disso, ter a capacidade de utilizar de forma correta o senso crítico pode ser visto como diferencial. O interessante é inteirar-se sobre estes assuntos no geral.

Outros aspectos importantes 

O tema não deve ser a única preocupação do estudante quando o assunto é a redação do Enem. É importante treinar bastante a produção textual, dominar o gênero dissertativo-argumentativo e a norma culta da língua portuguesa, organizar as ideias e, principalmente, saber elaborar uma proposta de intervenção.

Escrever bem é uma questão de prática, ou seja, existem dicas, teorias e técnicas que contribuem para o domínio da escrita e facilitam a produção de um bom texto.

Veja o que é cobrado na redação do Enem

Confira como fazer uma boa redação

Além de escrever sobre o tema da redação proposto na prova do Enem, é importante que não falte no texto coerência, clareza, objetividade e adequação ao gênero exigido. É preciso apresentar uma escrita legível e respeitar o limite de linhas.

Seguindo as orientações e treinando bastante, não há o que se preocupar com o tema da redação do Enem. O sucesso será garantido. Boa sorte!
 

VEJA TAMBÉM

1 2