Home Enem SiSU Saiba quais cursos não são oferecidos no SiSU

Saiba quais cursos não são oferecidos no SiSU

Entre eles, estão carreiras que exigem habilidades e as ministradas via EaD

Publicado por Silvia Tancredi em SiSU

Compartilhe

Curso de Dança costuma exigir teste de habilidade específica
Curso de Dança costuma exigir teste de habilidade específica

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do governo que possibilita a candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o ingresso em universidades públicas e institutos e centros federais. 

Por ano, são realizadas duas edições do SiSU: em janeiro e em junho. O número de oportunidades e de cursos varia conforme a instituição participante. Vale ressaltar que universidades particulares não oferecem vagas por esse programa. Confira a lista de instituições que participam do SiSU.

Habilidades

Antes de fazer a inscrição no sistema de seleção, é importante que o estudante tenha em mente a carreira que deseja escolher, pois há cursos que algumas universidades optam por não colocar no SiSU.

Veja alguns:

-Arquitetura e Urbanismo
-Artes Cênicas e Teatro
-Artes Plásticas e Visuais
-Design de Interiores e Desenho Industrial
-Música
-Dança
-Canto e Instrumento
-Educação Artística e Gravura

Esses cursos exigem que o candidato tenha aptidão, por isso, além das provas do Enem, ele é submetido a Testes de Habilidades Específicas (THE), também conhecidos como provas vocacionadas ou exames de aptidão. Geralmente, os exames são práticos, como, por exemplo: desenho, apresentação musical, execução de instrumento, interpretação teatral, entre outros. 

Saiba como estudar para o THE

Grande parte das instituições participantes do SiSU realiza processos seletivos específicos para ingresso nos cursos que exigem testes de habilidades específicas. Entre elas, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cuja seleção disponibiliza mais de 600 vagas nos dois semestres em alguns dos cursos citados acima e em outros como Composição de Interior, Composição Paisagística e Comunicação Visual Design. 

Outro processo seletivo tradicional de cursos de habilidades é o ofertado pela Universidade de Brasília (UnB), o qual recebe o nome de Certificação de Habilidades Específicas (CHE). Por ano, são aplicadas duas provas, nos dois semestres.

As federais de Minas Gerais (UFMG), Goiás (UFG) e Uberlândia (UFU) são outras instituições que realizam vestibulares específicos para esses cursos. Nesses casos, o resultado combina a nota do Enem com as obtidas nos testes de aptidão.

Cursos a distância

O SiSU também não disponibiliza vagas em cursos ministrados na modalidade Ensino a Distância (EaD). Nesse caso, o ingresso também é feito por meio de processos seletivos específicos, mais conhecimentos como vestibulares UAB (Universidade Aberta do Brasil).

VEJA TAMBÉM

1 2