Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. SiSU (Sistema de Seleção Unificada)
  4. Qual a diferença entre SiSU, Prouni e Fies?

Qual a diferença entre SiSU, Prouni e Fies?

O SiSU, o ProUni e o Fies são programas que visam a possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior.

Publicado por Super Vestibular
Estudante aponta para o texto SiSU, ProUni e Fies
O SiSU, o Prouni e o Fies são programas de auxílio ao ingresso no ensino superior

O SiSU, ProUni e Fies são os programas do Ministério da Educação (MEC) que utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As iniciativas são as principais formas de ingresso ao ensino superior no país. 

As inscrições para esses processos seletivos são gratuitas e feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Mas qual a diferença entre eles? Explicaremos a função de cada um.

Tópicos deste artigo

SiSU

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem como objetivo escolher candidatos para as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que utilizam a nota do Enem como a única etapa do vestibular.

Os candidatos são selecionados através do sistema on-line, que se baseia na nota obtida pelo estudante. Pelo site do SiSU, os interessados podem acessar as vagas disponibilizadas, as instituições e os cursos que participam do Sistema.

Para participar é necessário ter feito as provas do último Enem, ter tirado nota acima de zero na redação e se inscrever através da página eletrônica do Sistema dentro dos prazos estabelecidos. Conforme as regras do programa, cada candidato pode fazer até duas opções de curso por ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência.

O SiSU abre vagas uma vez ao ano. O candidato precisa ficar atento aos informes e prazos notificados pelo MEC sobre cada edição do SiSU.

ProUni

Criado em 2004, através da Lei nº 11.096, o Programa Universidade para Todos (ProUni) foi desenvolvido com o objetivo de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda.

O Prouni oferece bolsas integrais ou parciais (100% e 50%), de acordo com a pontuação obtida pelo estudante no Enem. Para isso, é necessário ter participado das provas do último Enem, obter mais de 450 pontos na prova e não zerar a redação.

Além do Enem, os alunos precisam preencher alguns requisitos, como ter estudado todo o ensino médio na rede pública. Desde 2022, o ProUni também aceita estudantes da rede particular de ensino, bolsistas ou não.

Pessoas com deficiência, professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente, também podem se inscrever.

Aqueles que se enquadrem nos requisitos discriminados acima também precisarão comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, no caso das bolsas integrais, ou até três salários mínimos por pessoa, para concorrer às bolsas parciais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foi criado pelo Ministério da Educação. Seu objetivo é financiar a graduação no ensino superior de estudantes que estejam cursando faculdades particulares, desde que devidamente matriculados. Para participar é necessário que a instituição esteja cadastrada no programa, com cursos que tenham obtido avaliação positiva do MEC.

Atualmente, o aluno interessado em ingressar no Fies também precisa ter feito as provas do Enem a partir da edição de 2010 (mesmo para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Médio antes disso), obtendo média de 450 pontos e não zerar a redação. Além disso, deve-se ter, no máximo, renda familiar mensal bruta per capita de aé três salários mínimos.

Assim como o ProUni, o sistema do Fies é aberto duas vezes ao ano. No ato de inscrição, é necessário informar os dados pessoais e da instituição de ensino, o curso que estuda ou pretende fazer e outras informações referentes à solicitação do financiamento. Desde janeiro de 2013, não há mais necessidade de apresentar fiador e atestado de idoneidade cadastral para participar.

ProUni e Fies

No dia 29 de dezembro de 2014, o MEC, por meio desta portaria, publicada no Diário Oficial da União, determinou novas normas para o uso simultâneo do Prouni e do Fies em cursos e instituições de ensino diferentes. A partir da nova medida, o estudante somente poderá utilizar ambos os benefícios se tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies para o mesmo curso ministrado na mesma instituição de ensino. Confira mais detalhes

Portanto, notamos que boas oportunidades não faltam para aquele estudante que deseja ingressar no ensino superior através do Enem, com direito a bolsa de estudos ou financiamento estudantil. Então, aproveite as chances!

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023