Home Enem SiSU Posso me inscrever no Prouni e Sisu ao mesmo tempo?

Posso me inscrever no Prouni e Sisu ao mesmo tempo?

Muitos estudantes possuem dúvidas sobre se é permitido se inscrever ao mesmo tempo no Prouni e no Sisu.

Publicado por Érica Caetano em SiSU

Compartilhe

Vestibulandos possuem dúvidas quanto a se beneficiarem pelos programas Sisu e Prouni ao mesmo tempo
Vestibulandos possuem dúvidas quanto a se beneficiarem pelos programas Sisu e Prouni ao mesmo tempo

O vestibulando fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tem vontade de se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no entanto, tem dúvida quanto à possibilidade de se inscrever ao mesmo tempo nos dois programas. Caso você seja mais um estudante com esse questionamento, fique tranquilo, pois iremos esclarecer tudo nas próximas linhas. Acompanhe!

Apesar de terem semelhança, por exigirem que o participante tenha realizado o Enem, pois levam em conta o desempenho do candidato no Exame, o processo seletivo do Sisu e do Prouni são bem distintos. Sobre se inscrever nos dois na mesma época é aceitável sim, desde que o vestibulando atenda aos critérios estabelecidos por um e por outro. Entretanto, se o candidato for beneficiado pelos dois, ele terá que optar entre um deles.

Não é permitido utilizar a bolsa de estudos disponibilizada em uma instituição privada e, ao mesmo tempo, estar matriculado em uma universidade pública. Por isso, é muito importante que o aluno que esteja concorrendo a esses programas acompanhe os prazos das universidades e do próprio Ministério da Educação (MEC).

Caso o vestibulando tenha sido selecionado para o Prouni e já tenha efetuado sua matrícula em alguma instituição superior pública é recomendável solicitar o cancelamento do registro acadêmico nessa universidade somente depois da assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni, para que não corra o risco de perder a vaga.

O estudante que se inscreve no Prouni concorre a bolsas de estudos, que podem ser integrais ou parciais, em instituições de ensino superiores particulares, para cursos de graduação ou sequenciais de formação específica. Já o Sisu seleciona candidatos através do desempenho do Enem para vagas disponibilizadas por instituições públicas de ensino superior. O Sistema possui mais de uma chamada e caso ainda restem vagas remanescentes, os interessados podem se inscrever em uma lista de espera.

Tanto o Prouni quanto o Sisu acontecem duas vezes ao ano, a cada semestre. As inscrições podem ser feitas através do site de cada programa dentro dos prazos estabelecidos, obedecendo ao cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

VEJA TAMBÉM

1 2