Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Por que fazer o Enem

Por que fazer o Enem

Entenda o que é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e por que fazer a avaliação

Publicado por Equipe Mundo Educação
Estudante ruiva com sinais de interroção próximos à mão
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece uma vez ano ano.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerada a maior prova do país. Foi criado em 1998, como forma de avaliação do desempenho de estudantes que estejam concluindo ou já concluíram o Ensino Médio e, desde então, vem passando por adaptações e reformulações para melhor atender aos que o utilizam para o ingresso no Ensino Superior.

As provas do Enem acontecem uma vez ao ano, durante dois dias. Elas são constituídas por redação e 180 questões divididas entre quatro áreas do conhecimento, sendo elas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

Com o Enem, é possível ingressar em universidades públicas e privadas, estudar em universidades em Portugal, além de poder participar de programas de financiamentos estudantis e bolsas de estudos.

Tópicos deste artigo

Vestibular pelo Enem

Grande parte das instituições de ensino superior utilizam o desempenho do Exame como forma de ingresso integral ou parcial em seus vestibulares. Dessa forma, há vestibulares que aproveitam a nota do Enem integralmente, outros somente na primeira fase ou como parte da nota, ou ainda para o preenchimento de vagas remanescentes.

Confira como usar as notas do Enem nos vestibulares!

Ao ser divulgado o resultado do Enem pelo Ministério da Educação (MEC), as instituições credenciadas recebem do órgão o boletim de desempenho, por meio de um sistema on-line, baseado no número de inscrição que o candidato informa na Universidade. Contudo, é necessário que o vestibulando sinalize no ato da inscrição do vestibular que deseja utilizar as notas no Processo Seletivo.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificado (SiSU) é outra forma de ingresso para instituições de ensino superior que utiliza o Enem como avaliação de desempenho. O programa possui um sistema de reserva de vagas, organizado pelo MEC, no qual instituições públicas oferecem vagas, anualmente, para candidatos participantes do Enem. 

Os inscritos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no Exame. Geralmente, as inscrições do SiSU são iniciadas em janeiro, logo depois da divulgação do resultado do Enem e são abertas apenas uma vez no ano. É obrigatório não ter zerado a redação do Enem para poder participar. 

Entenda melhor como funciona o Enem no SiSU

ProUni

Também é possível que o estudante contemple uma vaga em instituições de ensino particulares via desempenho do Enem. Para isso, ele poderá concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais disponibilizadas via Programa Universidade para Todos (ProUni). Para participar do programa é preciso ter média de 450 pontos no último Enem.

Podem se inscrever no ProUni os candidatos que não possuam diploma de nível superior e tenham realizado as provas do Enem, sem ter zerado a redação. Além disso, é preciso comprovar pelo menos uma das seguintes condições:

- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino como bolsista integral da própria escola;
- Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral (ou sem) da própria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já as bolsas parciais podem ser solicitadas por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos.

Fies

Ainda para aqueles que desejam ingressar ou já ingressaram em uma instituição de ensino superior privada, há a opção do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia as mensalidades com taxas de juros abaixo da praticada no mercado. Para solicitar o financiamento é preciso ter alcançado média mínima de 450 pontos na prova do Enem, sem ter zerado a redação.

Veja mais detalhes do FIES!

Também é necessário que curso desejado seja autorizado pelo MEC e a comprovação do estudante de possuir renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa. 

Enem em Portugal

O Enem também é uma das formas de seleção de estudantes brasileiros em algumas instituições portuguesas. São Universidades e Institutos que celebraram um convênio interinstitucional com o Inep para viabilizar o ingresso dos estudantes brasileiros em seus cursos de graduação.

Confira a relação de universidades portuguesas que utilizam o Enem!

Os candidatos precisam ter média dentro das expectativas do curso ao qual se deseja candidatar. Para saber se a nota obtida no exame brasileiro está dentro dos critérios, os estudantes podem acessar os sites das Universidades e tomar conhecimento do processo de cálculo dos resultados alcançados nas provas.

Enem e certificação de Ensino Médio
Até 2016, os candidatos que não tinham concluído o ensino médio podiam solicitar o certificado com as notas do Enem. leia mais >
Enem e Fies
Média mínima de 450 pontos na prova do Enem é uma das exigências para solicitar o financiamento estudantil
Enem e ProUni
Prouni utiliza a média da última edição do Enem como critério de seleção para a concessão de bolsas de estudo.
Enem e Sisu
Sistema de reserva de vagas, Sisu é voltado exclusivamente para candidatos participantes do Enem.

Artigos em Por que fazer o Enem

Enem e Sisutec
Inscrições são abertas semestralmente para quem concluiu o ensino médio e participou do Enem.
Enem para vagas remanescentes
Enem para vagas remanescentes. Enem somente em vagas remanescentes
Estudar em Portugal usando o Enem
As notas obtidas nas provas do Enem podem ser utilizadas para ingresso em cinco universidades de Portugal.