Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Ondas no Enem

Para solucionar questões sobre ondas no Enem, o estudante deve ter um bom conhecimento dos fenômenos ondulatórios e suas aplicações no cotidiano.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira
As ondas são utilizadas em diversos aparelhos e instrumentos do nosso dia a dia: celulares, antenas de TV, internet entre outros
As ondas são utilizadas em diversos aparelhos e instrumentos do nosso dia a dia: celulares, antenas de TV, internet entre outros

 As ondas são pulsos energéticos que se propagam pelo espaço, transportando energia, mas não matéria. Elas podem ser classificadas de duas formas:

Ondas mecânicas: quando precisam de um meio material para propagar-se;

Ondas eletromagnéticas: Quando podem propagar-se em meios materiais ou no vácuo.

As questões sobre ondas no Enem têm sido bastante recorrentes. Observe na tabela a seguir a relação das vezes em que esse tema apareceu.

Ano de realização da prova

Número das questões

2009

Questão 32

2010

Questões 48 e 80

2011

Questões 68, 71 e 84

2012

Questão 76

Todas as questões citadas pertencem ao caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Além de ser observado em várias provas do Enem e de vestibulares, o conteúdo “Ondas” também está presente no Edital do Enem de 2014, abordando as temáticas:

Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.

As questões sobre ondas no Enem têm como enfoque a análise de fenômenos ondulatórios no nosso cotidiano, portanto elas são contextualizadas. Isso exige que o aluno esteja por dentro das atualidades e tenha uma visão crítica e científica sobre o tema e os fatos relacionados a ele. Além disso, deve-se ter uma boa capacidade de leitura e abstração para conseguir interpretar as questões e entender o que pede.

Os principais fenômenos ondulatórios abordados nas questões citadas na tabela são: refração, reflexão, frequência e comprimento de onda, além das ondas eletromagnéticas, que englobam todos os fenômenos da Óptica física, e espectro eletromagnético.

Como exemplo, veja agora a questão 48 retirada do caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Enem 2010 – Primeiro dia)

As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas duas localidades em virtude da ionosfera.

Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da:

A) Reflexão

B) Refração

C) Difração

D) Polarização

E) Interferência

Resolução

As ondas eletromagnéticas, emitidas no litoral do Brasil, chegam até a Amazônia após sofrer reflexão na ionosfera. Alternativa correta - A

Outro exemplo é a questão 68 retirada do Caderno amarelo da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. (Prova de 2011)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que uma substância seja colorida, ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.

Figura 1

Diagrama da intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda
Diagrama da intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda

Figura 2

Roda de cores utilizada para prever a cor das substâncias
Roda de cores utilizada para prever a cor das substâncias

Brown, T. Química a Ciência Central. 2005 (adaptado).

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?

A) Azul.

B) Verde.

C) Violeta.

D) Laranja.

E) Vermelho.

Resolução

Essa questão pode ser respondida apenas com a interpretação do texto e das representações gráficas do enunciado. Observe o seguinte trecho da questão: “A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima.” Agora veja a figura 1, o ponto de absorção máxima ocorre quando a curva atinge o ponto mais alto. Nesse ponto, o comprimento de onda é 500 nm.

Agora observe o outro trecho do enunciado da questão: “Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.” Observando a roda de cores, podemos localizar o ponto em que o comprimento de onda é 500 nm (indicado com uma seta). No lado oposto desse ponto, encontramos a cor vermelha que corresponde à cor da substância que deu origem ao espectro. Assim, alternativa correta é a letra E – Vermelho.

Para compreender melhor as ondas e os fenômenos ondulatórios, leia também os artigos da seção Ondulatória, onde você pode encontrar uma série de conteúdos e suas aplicações conteúdo no cotidiano.

Bons estudos! 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023