Home Enem Dicas para o Enem O passo a passo do Enem

O passo a passo do Enem

Saiba o que fazer no ato da inscrição, no dia da prova e com o resultado do maior Exame do Brasil, o Enem.

Publicado por Wanja Borges em Dicas para o Enem

Compartilhe

Informar cor e transcrever frase no caderno de provas do Enem é primordial
Informar cor e transcrever frase no caderno de provas do Enem é primordial

Considerado o maior processo seletivo do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem sendo disputado por milhões de estudantes anualmente. Em virtude de sua importância e complexidade, a seleção ocupa, hoje, o ranking dos assuntos mais discutidos pela imprensa brasileira. Entretanto, mesmo com toda essa visibilidade, marinheiros de primeira viagem costumam ter dúvidas do que fazer antes, durante e depois das provas. Neste sentido, o Super Vestibular preparou um guia passo a passo sobre o que fazer para garantir a participação do estudante no processo seletivo. Confira:

Inscrição
Primeiramente, é preciso acompanhar de perto o cronograma de atividades do Enem. Geralmente, as inscrições são abertas no início do mês de junho. Para se inscrever, o candidato precisa acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), portando o número do CPF, RG e CEP de sua residência. 

No ato da inscrição, o estudante deverá informar dados pessoais, como raça e estado civil; dados acadêmicos, como escola e série; e dados econômicos, como renda familiar e nível de escolaridade dos pais. Neste momento, os participantes também deverão responder um questionário socioeconômico, informar a necessidade de atendimento diferenciado ou específico e definir entre espanhol ou inglês para a prova de língua estrangeira. 

Além disso, deficientes comprovados por laudo médico e estudantes que utilizarão o Enem para certificação do Ensino Médio também deverão informar sua situação. Os últimos deverão informar, ainda, Estado e Instituição Certificadora. Em seguida, a localização onde serão aplicadas as provas é apresentada e, após confirmação, o boleto no valor de R$ 35 é emitido. Para concluintes do ensino médio em rede pública e membros de família de baixa renda, a isenção da taxa é concedida. Por fim, é preciso definir uma senha para ter acesso ao acompanhamento de inscrição, locais de provas e resultados. 

Confirmação da Inscrição
Com antecdência mínima de um mês, o Inep libera pela internet o Cartão de Confirmação da Inscrição. No documento, deverá constar o número de inscrição do candidato, data, hora e local para realização das provas, língua estrangeira definida e informações sobre atendimento diferenciado e solicitação de certificação do Ensino Médio. Basta que o candidatos acesse o site do Inep e informe o CPF e senha cadastrada. Para os esquecidos, é possível recuperar a senha pela mesma página. 

Prova
Recomenda-se que os participantes compareçam aos locais de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência do seu início. Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h, conforme o horário oficial de Brasília. Caso o estudante não conheça seu local de prova, o mais indicado é que ele faça o trajeto alguns dias antes para analisar as situações de tráfego da região e não correr risco de se perder. 

No ato da prova, os estudantes devem apresentar documento de identificação original com foto, a exemplo de RG, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação. Em caso de perda de documento, é preciso apresentar Boletim de Ocorrência com data de expedição de, no máximo, 90 dias. Cópias autenticadas não são recebidas. 

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, também é obrigatória para o Exame. Outros materiais como lapiseira, dispositivo eletrônico, boné e borracha não poderão ser utilizados. É imprescindível que o candidato deixe o local de prova depois de transcorridas duas horas do início do processo seletivo. Além disso, o estudante não pode se esquecer de informar a cor do caderno de provas e transcrever a frase apresentada no gabarito. 

Resultado
Os gabaritos são divulgados, normalmente, em até três dias úteis após a aplicação das provas, também no site do Inep. Já os resultados individuais costumam ser liberados no final de dezembro. A consulta deve ser feita mediante número de inscrição e senha ou CPF e senha. Já os interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deverão acessar o site do programa no início de janeiro, através do número de inscrição e senha da última edição do Enem, e escolher até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. 

VEJA TAMBÉM

1 2