Home Enem Dicas para o Enem O Enem tem a mesma função no Sisu e no Prouni?

O Enem tem a mesma função no Sisu e no Prouni?

Tanto o Sisu quanto o Prouni exigem que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Publicado por Érica Caetano em Dicas para o Enem

Compartilhe

Para participar dos programas o estudante precisa ter realizado o Enem
Para participar dos programas o estudante precisa ter realizado o Enem

Como grande parte dos estudantes já sabem, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem sendo utilizado cada vez mais por instituições de ensino superior e é também através dele que o vestibulando pode participar de programas sociais de auxílio ao ingresso na universidade, como o Sisu e o Prouni. Mas podemos dizer que o Enem tem a mesma aplicação para esses dois tipos de ingresso? Em partes, sim, já que em ambos os projetos utiliza-se o desempenho do aluno no Exame, mudando somente a forma e a temática de avaliação.

Por exemplo, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o interessado em participar precisa obrigatoriamente ter realizado o Enem e obter uma boa nota, para que tenha chances de concorrer às vagas nos cursos disponibilizados pelas instituições públicas. O seu ingresso vai depender do seu desempenho no Exame, bem como do número de concorrentes, da nota de corte do curso e faculdade escolhida. Vale ressaltar que ao contrário do Prouni, não é preciso obter um número X de pontos para se inscrever.

Já no Programa Universidade para Todos (Prouni) são ofertadas bolsas de estudo parciais e integrais (50% e 100%) em cursos superiores de instituições de ensino privadas. A avaliação é baseada de acordo com a quantidade de pontos obtidos no Enem e demais requisitos. Para concorrer é preciso fazer mais de 450 pontos na prova e não zerar a redação. Além disso, é preciso comprovar ser estudante oriundo da rede pública de ensino ou da rede privada por meio de bolsa de estudos e ser de baixa renda.

Então, o que podemos tirar de conclusão? Que a função do Enem nos dois casos é avaliar o desempenho do estudante, mas em cada um dos programas essa avaliação ocorre de uma forma e com sistemas diferentes. Além do mais, os programas possuem fins distintos, sendo um para o ingresso em vagas disponibilizadas por instituições públicas e o outro para bolsas de estudos em universidades particulares. Por isso, fique atento para não fazer confusão com os dois e com a aplicação do Enem nas duas situações.

VEJA TAMBÉM

1 2