Home Enem SiSU Nota de corte do Sisu

Nota de corte do Sisu

Atualizada uma vez ao dia, nota de corte do Sisu é baseada na quantidade de inscritos, suas notas e de vagas disponíveis.

Publicado por Wanja Borges em SiSU

Compartilhe

Nota de corte Sisu é utilizada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição
Nota de corte Sisu é utilizada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição

Utilizada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição e das possíveis chances de convocação, a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) consiste na menor nota, definida pelo Sistema, para que o estudante possa ser selecionado entre os candidatos inscritos. Atualizada diariamente, durante o prazo para inscrições, a nota de corte é calculada com base na disponibilidade de vagas e no total de inscritos em determinado curso. 

Como ela é atualizada uma vez por dia, a nota de corte oficial só é definida ao final das inscrições. Antes disso, ela pode sofrer significativas mudanças principalmente porque, à medida que novos candidatos se inscrevem, novas notas são instituídas no Sistema. Vale ressaltar, ainda, que o cálculo é feito pontualmente, não em tempo real, e que somente após o segundo dia de inscrições é que a nota é divulgada. 

A medida também costuma ser adotada para conceder novas chances para os candidatos. Ao analisar seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e compará-lo com a nota de corte mínima estabelecida para o curso de interesse, o estudante tem a opção de aguardar o resultado, se achar que as notas se aproximam, ou escolher outro curso que tenha maior chance de aprovação, se constatar que a diferença é significativa. 

Para fazer essa análise, basta o estudante acessar o Boletim do Candidato, na página do Sisu, durante o período de inscrição, e verificar qual a sua classificação parcial no curso escolhido. Se ela estiver muito aquém da quantidade de vagas oferecidas e o candidato contar com outras opções de cursos, não há razão para não substituir as opções. Caso contrário, o estudante pode aguardar o resultado e correr o risco. 

Para que o vestibulando entenda o cálculo, na prática, o Super Vestibular apresenta as 10 maiores notas de corte da edição 2013 do Sisu, divulgadas pelo próprio Ministério da Educação. Se você tem interesse em disputar uma vaga em algum desses cursos, nessas instituições, prepare-se! A concorrência é grande e a nota de corte, maior ainda. Se sua opção não está nessa lista, vá com calma. Somente o estudo, a preparação e o bom desempenho no Enem é que dirão se há motivos ou não para comemorar.  

 

1.    UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Medicina - 820,76
2.    UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Medicina - 817,77
3.    UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto - Medicina - 810,34
4.    UFPR - Universidade Federal do Paraná - Medicina - 810,10
5.    UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Medicina (cotista) - 809,26
6.    UFPR - Universidade Federal do Paraná - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - 808,12
7.    IFG - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - Engenharia Civil - 807,23
8.    UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Engenharia Química - 807,15
9.    IFG - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - Engenharia Elétrica (cotista) - 805,95
10.    UFPR - Universidade Federal do Paraná - Comunicação Social - 804,38

VEJA TAMBÉM

1 2