Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Modernismo no Enem

O Modernismo no Enem exige que o candidato saiba sobre as principais características desse movimento literário, bem como seus principais representantes.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Entender o Modernismo e sua influência na formação da literatura contemporânea brasileira é essencial para o candidato que quer se sair bem no Enem
Entender o Modernismo e sua influência na formação da literatura contemporânea brasileira é essencial para o candidato que quer se sair bem no Enem

 Conhecer sobre Literatura Brasileira é essencial para quem quer se sair bem no Enem. Apesar da abordagem multidisciplinar (forte característica do exame) que valoriza o conhecimento global do aluno e não o saber fragmentado, é importante que você conheça a história das Escolas Literárias, suas características e principais representantes. Pensando nisso, o Super Vestibular traz mais uma dica de literatura para o Enem.

Hoje, nossa dica é sobre o Modernismo no Enem. É fundamental que você conheça esse movimento literário recorrente no exame, pois ele foi e ainda é de extrema importância para a cultura brasileira, mesmo porque tudo que hoje existe no campo da literatura e das artes em geral está de alguma forma relacionado com as propostas modernistas surgidas no início do século XX. É importante que você saiba sobre o Modernismo:

Por ter se estendido por um período considerável de nossa história, o Modernismo é tradicionalmente dividido em três fases bem distintas:

  • 1ª Fase (1922-1930): Iniciada no início da década de 20, no século XX, a primeira fase normalmente está associada à Semana de Arte Moderna. É possível observar forte influência das vanguardas europeias em um movimento que propunha a ruptura com os moldes clássicos que vigiam na literatura, além da incessante busca pela experimentação temática e linguística. Seus principais representantes foram Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade.

  • 2ª Fase (1930-1945): Também conhecida como Fase da Consolidação, durante esse período é possível perceber um amadurecimento das ideias defendidas no início do movimento. É importante observar o predomínio na prosa de ficção (atenção para nomes como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo, Érico Veríssimo e Rachel de Queiroz) e o surgimento de novos poetas, como Carlos Drummond de Andrade e Manoel de Barros.

  • 3ª Fase (1945-1960): Na terceira fase, há uma continuação das tendências observadas na fase anterior – prosa urbana, prosa intimista e prosa regionalista. Tanto na prosa como na poesia são feitos experimentos temáticos e linguísticos, além de uma volta aos ideais clássicos sem prejuízo da perspectiva modernista. Os principais nomes dessa fase foram Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, João Cabral de Melo Neto e Cecília Meireles.

Agora, entenda como o Modernismo cai no Enem:

Questão 111, Enem 2013

Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

[...]

Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.

Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual — há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo — como a morte parece dizer sobre a vida — porque preciso registrar os fatos antecedentes.

LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (fragmento).

A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com a obra A hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narrador

a) observa os acontecimentos que narra sob uma ótica distante, sendo indiferente aos fatos e às personagens.

b) relata a história sem ter tido a preocupação de investigar os motivos que levaram aos eventos que a compõem.

c) revela-se um sujeito que reflete sobre questões existenciais e sobre a construção do discurso.

d) admite a dificuldade de escrever uma história em razão da complexidade para escolher as palavras exatas.

e) propõe-se a discutir questões de natureza filosófica e metafísica, incomuns na narrativa de ficção.

Comentário da questão: No romance A hora da estrela há um narrador onisciente intruso que interfere no discurso da personagem, promovendo uma reflexão existencial sobre o fazer artístico por meio da metalinguagem.

Resolução: Alternativa “c”.

Normalmente, as questões sobre o Modernismo estão associadas às poesias produzidas durante esse período, mas também é possível que fragmentos da prosa modernista sejam colocados como objeto de análise. Atenção à interpretação de texto e não se esqueça de que construir analogias e inferências é uma habilidade esperada para o candidato que quer se sair bem nas questões de Literatura. 

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa