Home Notícias Mães que farão o Enem 2017 terão ajuda de babás voluntárias

Mães que farão o Enem 2017 terão ajuda de babás voluntárias

As inscrições para o "Mães no Enem" já estão abertas, exclusivamente por e-mail.

Publicado por Lorraine Vilela em 18 de Setembro de 2017 às 13:47 em Notícias

Compartilhe

Em seu segundo ano consecutivo, o projeto "Mães no Enem" está com inscrições abertas para estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que não têm com quem deixar seus filhos nos dias das provas, assim como para as mulheres que desejam ser babás voluntárias nos dois dias. 

As interessadas em participar do "Mães no Enem", tanto voluntárias como beneficiárias da iniciativa, devem entrar em contato com a equipe pelo e-mail maesnoenem@gmail.com. Mais informações podem ser vistas na página do Mães no Enem do Facebook.

O projeto

A mulher que deseja ser voluntário do "Mães no Enem" deve preencher uma ficha de cadastro e enviar cópias de seus documentos pessoais e comprovante de endereço, material que será mantido em sigilo. Os responsáveis pelo projeto analisam a documentação e as informações e incluem o nome da pessoa na lista de voluntárias. 

A inclusão da voluntária é feita conforme o estado, a cidade e o bairro, já que o objetivo é que a babá seja de uma região próxima da mãe que fará o Enem 2017. 

A responsabilidade de analisar a vida da voluntária é da família da criança. Após firmada a parceria entre mãe e babá, o "Mães no Enem" encaminha um termo de responsabilidade para que ambas assinem. 

A burocracia envolvida é para dar mais segurança às mães na hora de deixar seus filhos com as voluntárias do projeto e evitar possíveis desistências. Em 2016, das 245 inscritas, apenas 44 se beneficiaram do "Mães no Enem" justamente por receio. 

Além de providenciar voluntárias para cuidar das crianças nos dias do Enem, o projeto também conta com outras iniciativas. São oferecidas aulas online de Português e Redação e também atendimento psicológico das participantes. 

Com a primeira experiência no Enem do ano passado, a equipe do "Mães no Enem" percebeu que a necessidade de ajudar as estudantes com filhos estava além do momento do exame. Pensando nisso, o projeto foi ampliado para as mães que estão nas universidades. 

No "Mães na Universidade", as estudantes recebem auxílio de voluntárias que ficam com seus filhos para poder frequentar aulas ou provas; ajuda em trabalhos acadêmicos; empréstimos de livros e carona solidária. A quantidade de mulheres atendidas varia entre 10 e 15 por mês. 

A equipe do "Mães no Enem" também está com uma campanha para arrecadar notebooks para estudantes. O projeto faz o intermédio entre as pessoas que precisam do computador e as mulheres que desejam doar o equipamento. Além disso, existe ainda o serviço de manutenção gratuita para atender pessoas da periferia. 

Enem 2017

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O primeiro domingo contará com 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além da Redação. O segundo trará 90 perguntas de Matemática e Ciências da Natureza. 

O resultado do Enem está previsto para o dia 19 de janeiro de 2018. A pontuação pode ser usada para ingresso em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); obtenção de bolsas de estudos de 50% ou 100% no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e dá a oportunidade de financiar a graduação pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Com informações da Agência Brasil

VEJA TAMBÉM

1 2