Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Lista de Espera do Sisu

Para participar da Lista de Espera do Sisu, estudante não selecionado na chamada regular deve manifestar interesse no sistema do SiSU

Publicado por Wanja Borges
Vagas ociosas em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos são destinadas para lista de espera do Sisu
Vagas ociosas em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos são destinadas para lista de espera do Sisu

A Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma segunda chance para os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do programa.

O Super Vestibular destacou neste artigo as informações de como funciona a lista de espera do SiSU, qual a sua finalidade e critérios de participação. 

Tópicos deste artigo

Como funciona a lista de espera do SiSU

Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

Após essa chamada regular, o SiSU disponibiliza às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, seja em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos.

Confira o que está por trás do resultado do SiSU

Entretanto, em primeiro lugar, é preciso ter em mente que somente os candidatos não selecionados na chamada regular podem participar dessa etapa. Em segundo, vale ressaltar que o estudante só poderá integrar a Lista de Espera em uma das opções escolhidas no momento da inscrição.

Até 2018, os aprovados em curso de segunda opção, mesmo efetuando matrícula, também poderiam participar, mas isso foi revisto em 2019.

Como participar da lista de espera do SiSU

Para participar, o processo é simples, mas não automático.

O estudante interessado deve acessar o sistema do SiSU durante o prazo especificado para a manisfestação de instesse na lista de espera no cronograma

Em seu boletim, o candidato deve clicar no botão que corresponde a confirmação de interesse na lista de espera.

Em seguida, uma mensagem de confirmação será emitida pelo sistema. Geralmente, o prazo para participar da lista de espera começa no dia em que o resultado da chamada regular é divulgado e segue por mais alguns dias. 

Após o encerramento do prazo para adesão à Lista de Espera, uma lista com o nome dos interessados é repassada às instituições participantes, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes.

As chamadas serão feitas a partir da data informada no site do Sisu até que todas as vagas sejam preenchidas ou até as primeiras semanas de aula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado da lista de espera do SiSU

Vale destacar, ainda, que a classificação no SiSU não reflete a classificação do candidato da Lista de Espera.

Isso acontece porque a Lista é composta apenas por candidatos que optaram pela participação, o que pode favorecer determinados estudantes que decidiram pela nova tentativa.

Outro ponto que merece destaque é o acompanhamento das convocações, cuja responsabilidade é exclusiva do próprio estudante.

Para saber se seu nome está na Lista de Espera e se você foi convocado, basta entrar em contato diretamente com a universidade informada na primeira opção.

O candidato deve focar sua atenção nessa etapa do processo para não correr o risco de perder o prazo e, consequentemente, a oportunidade.

Os documentos necessários e os horários para matrícula variam por instituição, por isso, a atenção deve ser redobrada. A Lista é de Espera, mas você também precisa agir. Sem ação, não tem convocação. 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023