Home Notícias Inscritos no Enem 2017 podem alterar dados somente até hoje

Inscritos no Enem 2017 podem alterar dados somente até hoje

Esta sexta-feira (19) também é o último prazo para inscrições no exame.

Publicado por Rafael Batista em 19 de Maio de 2017 em Notícias

Compartilhe

Alteração nos dados devem ser feitas até o prazo final de inscrições
Alteração nos dados devem ser feitas até o prazo final de inscrições

Os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 devem se inscrever até as 23h59 desta sexta-feira, dia 19 de maio. Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 6,1 milhões estudantes se inscreveram até as 11h de hoje.

Faça sua inscrição para o Enem 2017

Com o fim do prazo para se inscrever no exame, termina também o período para alteração nos dados dos candidatos que já estão inscritos. Se houve algum erro no registro ou se o estudante deseja, por exemplo, alterar a cidade de provas, as mudanças devem ser feitas até o fim do prazo de inscrição.

Além disso, é possível cancelar o pedido de carência, mudar a língua estrangeira e solicitar atendimento especifico ou especializado. Vale ressaltar que o sistema não permite alterar as informações prestadas no questionário socioeconômico e a escolaridade.

Veja o passo a passo de como realizar sua inscrição no Enem 2017

Fim das inscrições

Depois que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) finalizar as inscrições, o único dado que poderá ser modicado é a senha de acesso à área do candidato. Neste caso, será necessário informar o CPF, clicar na opção “esqueci minha senha” e, em seguida, uma nova senha será enviada para o e-mail do participante.

Além de imprimir o boleto da taxa de inscrição, que custa R$ 82 e deve ser pago até dia 24 de maio, o acesso ao painel do candidato é necessário para que o estudante conheça o seu local de prova. A previsão é de que o Cartão de Confirmação de Inscrição esteja disponível na internet em até vinte dias antes do primeiro dia de prova.

Faça o download do aplicativo do Enem 2017

Entre os dias 29 de maio e 4 de junho de 2016, os estudantes travestis ou transexuais que desejarem ser atendidos pelo nome social devem solicitar através de formulário próprio, na página do participante. Será necessária a digitalização e envio de uma fotografia atual, um documento de identificação e o formulário de solicitação assinado.

Provas

Em 2017, as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos seguidos e não mais em um único final de semana (sábado e domingo). Segundo o Edital, o exame acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, das 13h30 às 19h e das 12h30 às 18h, respectivamente, observando o horário oficial de Brasília.

No primeiro dia de provas serão aplicadas 90 questões objetivas sobre Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da prova de Redação. No domingo seguinte serão outras 90 perguntas, desta vez versando sobre Matemática e Ciências da Natureza.

Por que fazer o Enem?

A maior parte das vagas oferecidas pelas Universidades Federais são disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Enem. Os estudantes podem ainda pleitear uma bolsa em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento do curso de graduação pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Uma outra possibilidade é usar o resultado do Enem para ingressar em instituições de ensino superiores em universidades de Portugal. Hoje são 22 instituições portuguesas que adotaram o exame como forma de ingresso para estudantes brasileiros

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas de estudos

Outros detalhes sobre o Enem 2017 podem ser obtidos em nossa seção do Enem, no Edital ou pelo telefone 0800-616161.

VEJA TAMBÉM

1 2