Home Notícias Supostas provas do Enem 2015 circulam na internet, mas Inep nega vazamento

Supostas provas do Enem 2015 circulam na internet, mas Inep nega vazamento

Inep reforçou que levará a Polícia Federal as imagens tanto da redação quanto dos cadernos de provas

Publicado por Érica Caetano em 19 de Outubro de 2015 às 09:29 em Notícias

Compartilhe

Começaram a circular nas redes sociais na noite de ontem, 18 de outubro, fotografias de supostos cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, previsto de ser aplicado no próximo final de semana, entre os dias 24 e 25 de outubro. 

Além da imagem de supostas capas de dois cadernos de provas, nas cores azul e rosa, foi compartilhado também uma foto de uma suposta redação, que teria como tema Intolerância Religiosa ecom a indicação que se tratava de uma prova na cor cinza.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se pronunciou, através de sua página oficial no Twitter, informando que as fotos que estavam circulando eram falsas. "Atenção participantes do #Enem2015! As provas que estão circulando são falsas", disse o órgão na rede social. 

 

O Inep reforçou também que levará a Polícia Federal as imagens tanto da redação quanto dos cadernos de provas. Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) cancelou as provas do Enem devido a confirmação do vazamento de informações. 

Segurança

Devido as tentativas de fraude no Enem do ano passado, o Ministro da Educação Aloizio Mercadante destacou na última sexta-feira, 16 de outubro, em coletiva de imprensa realizada em Brasília, que um aparato está organizado para fazer o monitoramento e fiscalização das provas e que a segurança das mesmas é uma questão de justiça para aqueles que se prepararam para o Exame.

O Enem 2015 será aplicado para mais de 7,7 milhões de estudantes de 1.669 municípios brasileiros. No primeiro dia, entre as 13h30 e as 18h, serão aplicados testes com 90 questões objetivas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo, das 13h30 às 19h será a vez de Redação, e mais 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. Uma das novidades desta edição é que haverá prazo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas (13h30). O MEC informou que mais de 2 milhões de inscritos ainda não haviam acessado o cartão de confirmação, com os locais e orientações gerais sobre as provas. Esta é a primeira vez que o órgão não envia o documento via Correios.

Acesse o local de prova do Enem 2015

O Super Vestibular, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante de São Paulo, divulgará, em tempo real e de forma gratuita, a correção comentada das provas do Enem 2015.  A resolução em tempo real, que será disponibilizada nesta página, terá início no sábado, às 18h. Já no domingo, ela inicia às 19h. A correção também poderá ser acompanhada através de nossas redes sociais, por meio do Facebook e Twitter.

VEJA TAMBÉM

1 2