Home Enem Por que fazer Enem e Sisutec

Enem e Sisutec

Inscrições são abertas semestralmente para quem concluiu o ensino médio e participou do Enem.

Publicado por Wanja Borges em Por que fazer

Compartilhe

Cursos técnicos gratuitos
Cursos técnicos gratuitos

O modelo de sucesso do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) inspirou o Ministério da Educação (MEC) a desenvolver uma plataforma educacional específica para os cursos técnicos gratuitos: o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Criado no segundo semestre de 2013, o sistema é voltado para estudantes que concluíram o ensino médio, prioritariamente na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a zero na redação.

A inscrição pode ser feita semestralmente, apenas pela internet, mediante número de inscrição e senha usados no último Enem. Além de escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, turnos e instituições, o candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas reservadas para oriundos da rede pública ou para negros, pardos e indígenas. Enquanto as inscrições estiverem abertas, o sistema também permite a alteração das opções do candidato. Os mais bem classificados em cada curso, conforme as notas do Enem e a última inscrição confirmada, são selecionados automaticamente. 

Das vagas oferecidas, 85% são reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, independentemente da renda. Já nas instituições da rede federal, 50% das vagas destinam-se aos estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, per capita, oriundos da rede pública. Para autodeclarados negros, pardos e indígenas, o percentual depende dos dados populacionais mais recentes da respectiva Unidade Federativa, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Dados
 
Em sua primeira edição, 383.080 candidatos disputaram as 239.792 vagas oferecidas em cursos técnicos gratuitos, ministrados por 586 instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, entre elas, institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica, universidades privadas, escolas técnicas privadas e instituições do Sistema S.

Em 2014 aconteceram duas edições do Sisutec. A do primeiro semestre registrou 527.730 inscritos para 293.738 vagas em 937 instituições de ensino. No segundo semestre foram mais de 300 mil candidatos para 289.341 vagas.

Em 2015 a oferta de vagas diminuiu e só teve uma edição, a qual ofereceu 83.641 vagas em 133 cursos. O número de inscritos foi 72.238. Mais informações no site http://sisutec.mec.gov.br

VEJA TAMBÉM

1 2