Home Enem Por que fazer Enem e Sisu

Enem e Sisu

Sistema de reserva de vagas, Sisu é voltado exclusivamente para candidatos participantes do Enem.

Publicado por Wanja Borges em Por que fazer

Compartilhe

Candidatos mais bem classificados em cada curso são selecionados conforme suas notas no Enem
Candidatos mais bem classificados em cada curso são selecionados conforme suas notas no Enem

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma eletrônica que disponibiliza vagas em universidades públicas para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, mais de 200 mil vagas são oferecidas, semestralmente, por instituições públicas de ensino superior de todo o país. Os candidatos mais bem classificados em cada curso são selecionados conforme suas notas no Enem e/ou pesos atribuídos ao desempenho em cada disciplina no exame. 

Saiba como fazer a inscrição no SiSU

Para se inscrever, o estudante precisa ter participado da última edição do Enem, com nota maior do que zero na redação. Em alguns cursos, o candidato deve cumprir, ainda, a exigência de nota mínima informada no ato da inscrição. Além disso, algumas instituições adotam pesos diferenciados por prova, conforme área de conhecimento do curso. Nesse caso, o SiSU faz o cálculo da nova nota automaticamente, de acordo com as especificações de cada universidade. 

Como calcular a média no Enem

No ato da inscrição, o estudante deve escolher duas opções de graduação e informar se irá concorrer às vagas em ampla concorrência ou em políticas afirmativas (cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.). Durante o processo seletivo, notas de corte (menor nota para ser selecionado) são divulgadas, bem como a classificação parcial do candidato.

O resultado final da do SiSU pode ser conferido através do Boletim de Desempenho ou por meio das chamadas sucessivas. O SiSU é disponibilizado duas vezes ao ano, sendo sempre no início do primeiro e segundo semestre.   

VEJA TAMBÉM

1 2